Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Castro reforça vacinação contra febre amarela

Castro reforça vacinação contra febre amarela
Publicidade
IMPRENSA/Castro - A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta sobre a febre amarela com recomendações aos municípios para evitar o aparecimento de casos da doença. A Secretaria Municipal de Saúde de Castro está intensificando a vacinação e disponibilizando a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Bom Jesus, Rosário, Bela Vista, Canta Galo, Jeová Ribeiro, Arapongas, Morada do Sol, Prado Velho no horário das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.

Na zona rural a vacina será aplicada nos postos centrais do Socavão, Abapan, Guararema e Tronco de segunda a sexta-feira das 9 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.

De acordo com Marielen Wieczorek Nocera, da Supervisão de Vigilância em Saúde da secretaria, devem tomar a vacina crianças a partir de nove meses até adultos com 59 anos que nunca foram imunizados. Com apenas uma dose, a pessoa estará protegida.

Na próxima semana, agentes comunitárias de saúde vão intensificar ações na comunidade identificando pessoas que devem tomar a vacina.“Estamos realizando um trabalho de prevenção em nosso município e a vacinação contra a febre amarela é a medida mais importante para o controle da doença. É uma vacina segura e altamente eficaz. Por isso é importante que as pessoas verifiquem suas carteiras de vacinação e procurem uma unidade de saúde, se for o caso”, alerta Marielen.

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia