Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Castro reduz óbitos infantis em 2020

Castro reduz óbitos infantis em 2020
(Foto: Divulgação/PMC)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Castro apresentou entre os municípios da região, o menor índice de mortalidade infantil em 2020. Durante o ano foram nove mortes, duas a menos que em 2019. Os dados são da Terceira Regional de Saúde. Essa foi a primeira vez que o município baixou o índice de dois para um dígito.

De acordo com a presidente do Comitê de Mortalidade Materno-infantil do município, Gislaine Tanaka, a redução deve-se a assistência ao pré-natal prestada às gestantes, que realizam no mínimo, seis consultas durante a gravidez. "Assim que a gestante suspeita a gravidez, faz exames, inicia acompanhamento pré-natal e é acompanhada durante todo o período, inclusive com busca ativa caso falte a consulta. Há monitoramento constante e temos trabalhado para reduzir cada vez mais este índice ", disse.

Gislaine explica ainda que os óbitos apresentados em 2020, em sua maioria, foram por síndromes e deficiências que impediram o desenvolvimento da criança.



Certificação

A secretaria de saúde teve em 2020 e primeiro quadrimestre de 2021 bom desempenho dos sete indicadores do Programa Previne Brasil e receberá o Certificado de Qualidade da Atenção Primária emitido pelo Ministério da Saúde. "Castro sendo um município de porte médio que teve dificuldades no enfrentamento a covid, manteve olhar para atenção primária, mantendo os principais serviços", explica a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.

Sobre o bom desempenho do município e a redução dos índices de mortalidade infantil, a secretária atribui a readequação dos espaços físicos, implantação dos serviços em rede, descentralização dos serviços que proporcionam ao usuário a resolutividade de suas demandas em seus próprios territórios, capacitação e fortalecimento das equipes. "Essas ações resultaram no empoderamento das nossas equipes, que juntas somaram para o bom desempenho do município. É o resultado do esforço diário dedicado à atenção primária em saúde", finalizou.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura viabiliza serviço de Raio-X 24h na UPA de CastroIniciativa atende a uma reivindicação dos funcionários da UPA e dos pacientes
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia