Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Emprego & Qualificação

Castro recebe oficina gratuita de gastronomia tropeira

Oficina oferece prática da culinária tropeira e incentiva novos sabores nos cardápios da cidade

Castro recebe oficina gratuita de gastronomia tropeira
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

COM ASSESSORIAS - O projeto Experiência Tropeira realiza no dia 16 de abril (quarta-feira), uma oficina de preparação de pratos tropeiros no município de Castro. A atividade, realizada em parceria com o Senac Castro, ocorre em sua sede, na Rua Alfredo Luiz de Matos, 273, das 19h às 22h. A realização é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), em conjunto com a Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, com parceria da Prefeitura de Castro e Fecomércio Senac PR. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/adeturcamposgerais

São 20 vagas destinadas a gestores de empreendimentos gastronômicos da região, cozinheiros, chefs e demais interessados no tema. Durante a oficina, os participantes irão aprender a preparação do feijão tropeiro, prato tradicional da cultura tropeira, além de compreender seu valor sócio-histórico e receber orientações sobre a operacionalização de cozinha para experiências gastronômicas.

A gerente do Senac Castro, Elda de Araújo, afirma que a oficina tem como objetivo valorizar e preservar a tradição cultural da região, resgatando saberes e sabores ligados à história dos tropeiros e à identidade local. Segundo ela, a proposta é oferecer uma experiência que conecte os participantes às origens dessa culinária. “Durante o workshop, realizado na cozinha pedagógica do Senac de Castro, os participantes podem esperar um momento prático, interativo e cheio de significado, onde irão aprender o preparo do tradicional feijão tropeiro e vivenciar uma verdadeira imersão gastronômica. Será uma oportunidade de aprendizado, troca de experiências e, principalmente, de apreciação de um prato que carrega história, afeto e tradição”, destaca.

A gerente executiva da Adetur, Karen Kobilarz, destaca que o projeto, iniciado no ano passado, já apresentou resultados positivos, tanto pela participação quanto pelo interesse dos profissionais em valorizar a culinária tropeira. Segundo ela, a proposta amplia as atividades para municípios que ainda não receberam a oficina. “A expectativa é manter o mesmo nível de qualidade e entrega, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora para toda a comunidade”, afirma.

A proposta integra um conjunto de ações voltadas à valorização do tropeirismo nos Campos Gerais e ao fortalecimento de produtos turísticos com essa temática. O projeto conta com o patrocínio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – Governo do Paraná.

 

Experiência Tropeira

O projeto Experiência Tropeira é uma iniciativa que oferece a imersão na cultura tropeira nos Campos Gerais do Paraná. As noites tropeiras combinam história, música, teatro e gastronomia, proporcionando a valorização do tropeirismo e o fomento ao turismo. A imersão é realizada em áreas rurais de cada município, com roda de viola, causos, café tropeiro passado na hora e degustação gastronômica.

A produção do projeto é da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), em parceria com a Estratégia Projetos Criativos e a Inspire Projetos Criativos. Conta com patrocínio da Copel, colaboração das prefeituras dos municípios participantes e incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. As atividades recebem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac - e Sebrae Ponta Grossa.

Compartilhe:

Leia também

Prefeito sanciona lei do auxílio-transporte com novas regras; programa cria mais vagas e valor sobe para R$ 500Alcance do programa será ampliado para 150 beneficiários e apoio de R$ 500 a estudantes que precisam se deslocar para estudar
Publicidade

Mais Lidas

Aliel Machado e prefeito Leandro destacam investimentos em habitação e saúde para Rio Azul

Região dos Campos Gerais recebe Webinar sobre transformação digital na gestão pública

Prefeitura realiza repasse de ajuda de custo para 182 universitários de Piraí do Sul

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia