Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Castro apresenta II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em audiência pública

Castro apresenta II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em audiência pública
(Imagens: Divulgação/Daniel Calvo) Plano determina diretrizes para políticas públicas que garantem direito à alimentação adequada e saudável, como o Feira Mais e a merenda escolar, entre outros
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Nesta quinta-feira (6), o Município de Castro realiza a Audiência Pública do II Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) que rege ações para o período de 2026 a 2029. O encontro será das 9 às 11 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e é aberto a toda a comunidade.

O evento marca um momento importante de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, com a apresentação das diretrizes, metas e ações que irão nortear as políticas municipais voltadas à promoção do direito à alimentação adequada e saudável.

A audiência é promovida pela Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), que integra representantes da Prefeitura e da sociedade civil, e com a Câmara Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que reúne representantes das secretarias de Agricultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assistência Social.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Reinaldo Cardoso Filho, o trabalho conjunto das secretarias e da comunidade é essencial para garantir a efetividade das ações. “Todas essas secretarias têm ações voltadas para a segurança alimentar, desde programas como o Feira Mais, benefícios da Assistência Social até a nutrição escolar. Todos trabalham juntos a partir de um plano que orienta a gestão com programas e metas a serem atingidos. Isso será apresentado à comunidade, que poderá participar e opinar”, destaca.

A presidente do Comsea, Inajara Van Engelenhoven, reforça que a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional é um compromisso fundamental do Município. “Em 2017, Castro foi o primeiro município da Regional de Ponta Grossa a assumir o compromisso com a criação e implantação da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional. O novo plano é fruto de um processo participativo e intersetorial, que mobilizou diferentes secretarias e entidades, e representa um instrumento estratégico de planejamento e gestão das políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada”, afirma.
O II Plamsan leva em consideração as propostas da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em 2023, e propõe ações articuladas que visam fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), ampliar o acesso a alimentos saudáveis, valorizar a agricultura familiar e promover a educação alimentar e nutricional, entre outras metas prioritárias.

“Castro, com sua forte vocação agropecuária e agroindustrial, reúne condições favoráveis para a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis”, indica Reinaldinho. O desafio, segundo ele, é garantir que esses alimentos cheguem de forma justa e equitativa a todas as famílias, especialmente às mais vulneráveis.

Com o novo plano, Castro reafirma seu compromisso com a dignidade humana, o combate à fome e à insegurança alimentar, e a construção de uma cidade mais justa, solidária e saudável para todos os cidadãos e cidadãs.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia