Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Casa da Praça mostra Arte Sacra em homenagem à Senhora Sant'Ana

Casa da Praça mostra Arte Sacra em homenagem à Senhora Sant'Ana
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura da Prefeitura de Castro, em conjunto com a Paróquia Sant'Ana, abriu no último dia 21 e segue até o dia 31 de agosto na Casa da Praça, a Exposição Arte Sacra em homenagem à padroeira de Castro, Senhora Sant'Ana, comemorado no último dia 26.

A mostra traz quadros com reproduções de pinturas sacras, imagens devocionais e paramentos utilizados pelos sacerdotes nas celebrações da Igreja Sant'Ana antes do Concilio Vaticano II. Este último concilio, realizado a partir de 1961 deu uma nova orientação pastoral à igreja e uma nova forma de apresentar e explicar os dogmas católicos ao mundo moderno.

As peças mostradas na exposição são do acervo do Museu do Tropeiro, Paróquia São Judas Tadeu, Paróquia Sant'Ana e coleções particulares.

O horário de visitação da Casa da Praça é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.



Origem

A diretora do Museu do Tropeiro, Amélia Podolan, explica que a devoção à Senhora Sant'Ana iniciou ainda no século XVII, quando a sesmaria das paragens do Iapó foi doada pela Coroa Portuguesa ao paulista Pedro Taques de Almeida. "Ele e sua família eram devotos de Sant'Ana e para marcar a posse da terra e dar exemplo de fé mandou elevar uma cruz e construir uma pequena capela em consagração à santa, na colina à margem esquerda do rio Iapó", conta.

No início do século XX as festas da padroeira Sant'Ana atraíam muitos fiéis. Havia novenas e nas procissões muitas crianças eram vestidas de anjos e as meninas de Virgem. No período da novena o estandarte de Sant'Ana percorria a casa dos noveneiros e no dia da festa havia procissão e missas quando os sinos repicavam alegremente. Ao final da festa eram sorteados os festeiros e os noveneiros para o próximo ano.

Galeria de Imagens:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia