Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

APAIXONE-SE POR ESSA TERRA: Projeto abre seleção de produtos turísticos com identidade de Castro

Inscrições estão abertas e curadoria para seleção de souvenires, obras de arte e pratos da gastronomia local acontecem dia 14 de julho

APAIXONE-SE POR ESSA TERRA: Projeto abre seleção de produtos turísticos com identidade de Castro
(Imagem: Divulgação/Daniel Calvo)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Mobilizar empreendedores, artesãos e artistas da cidade para a criação de pratos típicos, souvenires e expressões artísticas que podem ser oferecidos a turistas é objetivo do projeto ‘Produtos com Identidade de Castro – Apaixone-se por essa terra’, que abriu inscrições para uma seleção pública de criações. Uma curadoria desses produtos será realizada no dia 14 de julho e, para participar, é preciso preencher um formulário disponível no site castro.atende.net até dia 13 de julho, e enviar por e-mail para turismo@castro.pr.gov.br. Os itens escolhidos receberão o selo da grife ‘Castro, apaixone-se por essa terra’ e serão certificados e lançados oficialmente no estande da Prefeitura durante o Agroleite, entre dias 5 e 8 de agosto.

O projeto foi idealizado para estimular a criação de produtos com identidade de Castro em parceria da Prefeitura com o Sebrae/PR, Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro e região (Secom), Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), Cooperativa Sicredi, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Cooperativa Castrolanda.

As entidades configuram o Grupo Gestor do projeto que pretende mapear, chancelar e promover produtos com a identidade de Castro, criados ou feitos localmente. “Além disso, visa fortalecer a tradição da temática tropeirismo e também a temática do leite como identidade da cidade de Castro e promover o pertencimento da população sobre a indicação geográfica do leite”, comenta Nádia Joboji, representante do Sebrae.

Para Kasciano Morais, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, a iniciativa também visa estimular a valorização do produto local e a inovação, dando apoio aos participantes ao oferecer o acesso ao mercado turístico. “As peças podem partir de características históricas e mais tradicionais, valorizar nossos atrativos já conhecidos, mas, queremos também reforçar o título de capital do leite”, pontua Kasciano.

Categorias

Serão selecionados produtos nas categorias: souvenir e artesanato; expressões artísticas como pinturas, esculturas, poemas, livros, músicas, vídeos, entre outras expressões; souvenires gastronômicos, como produtos alimentícios e bebidas não perecíveis, embalados, que possam ser adquiridos e levados pelos turistas, e gastronomia, com alimentos que levem na receita o leite de Castro ou outros ingredientes locais e tradicionais (carne de porco, queijo, carne seca, entre outros), além de pratos para consumo no município, como refeições, bolos, doces e salgados.

Quem pode participar

Podem participar da seleção, empreendedores criativos como artistas, poetas, músicos, artesãos, designers, ilustradores, fotógrafos, e demais profissionais; empreendedores que atuem na confecção de objetos que possam ser customizados e comercializados para turistas, como camisetas, canecas, bótons, imãs, chaveiros, brindes e papelaria; empreendedores da área de alimentícios embalados que possam ser direcionados para o público turístico, como queijos, chocolates, compotas, geleias, bolachas e bebidas, e empreendedores da área de produtos alimentícios para consumo imediato, como restaurantes, confeitarias, cafeterias, bistrôs, lanchonetes, boleiras, doceiras e salgadeiras. Os produtos podem ser produzidos de forma artesanal ou industrial.

Curadoria

As amostras dos produtos serão submetidas a uma análise por uma equipe técnica composta por representantes do grupo gestor e, se necessário, de especialistas convidados, que serão os curadores dessa oferta. A curadoria acontecerá dia 14 de julho, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Rua General Câmara, 23), das 9 às 12 horas.

Cada produto deve ser entregue acompanhado da Ficha Técnica do Produto, devidamente preenchida, conforme modelo disponível no site da Prefeitura. Os interessados podem encaminhar quantos produtos quiserem e os itens devem ser apresentados como serão comercializados, incluindo embalagem e etiqueta, quando houver.

No caso de obras digitais como músicas e vídeos é necessário enviar o link de acesso à obra diretamente na ficha do produto e por e-mail para: turismo@castro.pr.gov.br.

Sobre a análise dos produtos

Os produtos devem obrigatoriamente ter alguma relação com a identidade da cidade, como por exemplo: apresentar ícones ou imagens que remetam a paisagem, aos atrativos, a atividades, a fauna, a flora, aos aspectos geomorfológicos, matérias-primas regionais, a história e a produção leiteira, que façam referência a aspectos da cultura local, entre outras manifestações. E os alimentícios precisam ter as licenças necessárias para comercialização. Serão utilizados como critério de análise, quando couber, os itens: qualidade, originalidade, inovação, criatividade, identidade e funcionalidade.

Cronograma

Inscrições: até 13/07 enviar por e-mail a ficha de inscrição para: turismo@castro.pr.gov.br

Curadoria: dia 14/07, das 9 às 12 horas, entregar na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo os produtos que queiram submeter à seleção.

Certificação: Entre 05 e 08/08, no Agroleite

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia