Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Alunos da rede pública realizam segunda etapa da Prova Paraná

Alunos da rede pública realizam segunda etapa da Prova Paraná
(Divulgação/PMC)
Publicidade
IMPRENSA/Castro - Alunos da rede municipal e estadual de Castro estão realizando nesta terça e quarta-feira (11 e 12) a segunda edição da Prova Paraná nas disciplinas de Português e Matemática, sendo vinte questões para cada modalidade. A avaliação é para estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e para os três anos do Ensino Médio.

O objetivo da prova é fazer um diagnóstico do aprendizado e estabelecer metas para melhorar a aprendizagem. “A partir dos resultados será possível traçar estratégias para que os alunos avancem no conhecimento”, disse a superintendente de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Sueli Verdile Carneiro de Souza.

Leitura

Nesta fase, a Prova Paraná inovou com o teste de fluência de leitura realizado por aplicativo celular sincronizado com a Secretaria de Estado da Educação que fará a correção. São três testes para avaliar a fluência leitora dos alunos. No primeiro, o estudante deve ler uma lista de palavras não complexas. O aplicativo capta quantas palavras são pronunciadas corretamente em um tempo de 60 segundos. A fluidez e a precisão são aspectos avaliados.

No segundo teste, de leitura de pseudpalavras, o aluno deve ler uma lista de palavras que não existem no dicionário. O objetivo é identificar se o aluno é de fato capaz de decodificar as sílabas e a combinação delas. Já o terceiro teste, de leitura de texto, avalia prosódia, ritmo e interpretação. O aluno deve ler em voz alta um texto simples e, depois, responder algumas perguntas.

A diretora da Escola Elsa Macedo, Rosangela Valenga, destaca que a avaliação fornece subsídios para o professor lançar metas do que pretende alcançar. “Conhecendo o nível onde nosso aluno se encontra no aprendizado, podemos traçar objetivos para melhorar o aprendizado. A prova de leitura está alinhada com as novas configurações na Base Nacional Comum Curricular que determina que a criança, ao terminar o segundo ano, deve estar alfabetizada e com leitura fluente”, ressalta.

A Prova Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação para identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes podem elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio às escolas. A próxima avaliação está prevista para o mês de setembro.

Compartilhe:

Leia também

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso públicoQuase seis mil candidatos tiveram as inscrições confirmadas e farão as provas no próximo domingo (18) em diferentes escolas de Castro
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia