Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Aluna de Castro é premiada pelo MPT na Escola

Aluna de Castro é premiada pelo MPT na Escola
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A aluna Iasminy de Moraes Gomes, do quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dalila Ayres, venceu o concurso "MPT na Escola" com o tema Trabalho Infantil. Ela concorreu na categoria poesia com o trabalho intitulado "Afinal, cadê você". Isaminy recebeu troféu e medalha e a escola receberá R$ 15 mil que serão utilizados conforme orientação do MPT.

A diretora Rossana Silva Schendroski, destacou que foi uma vitória para todos. "Ficamos muito felizes pela escola e pela aluna", disse.

A divulgação dos 12 trabalhos selecionados na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2021 foi realizada nesta sexta-feira (8).



Projeto

O "Programa MPT na Escola" do Ministério Público do Trabalho, é destinado para as escolas de todo o Brasil, intitulado 'Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação: A Escola no Combate ao Trabalho Infantil".

Trata-se de um conjunto de ações voltadas à promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, com alunos, professores e pais, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

Erradicar a exploração do trabalho da criança e proteger o trabalho do adolescente é um dos objetivos do MPT que para melhor desempenhar essa tarefa, criou a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e elegeu como uma de suas estratégias fazer parcerias com entidades públicas e privadas que têm o mesmo fim.3

Em Castro, participaram as escolas de período integral Jardim Bela Vista, Dr. Jahyr Lopes, Professor José Antonio F. Telles e Professora Dalila Ayres. No total foram 22 professores, 435 alunos, de nove turmas de 4º ano e 11 turmas de 5º ano, do Ensino Fundamental I.

Foram trabalhados em sala de aula temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. "A partir disso, nossos alunos realizaram trabalhos para participar no 'Prêmio MPT na Escola', nas categorias: conto, poesia, desenho e música. Os trabalhos foram enviados para a Secretaria de Educação, onde foi realizada seleção em cada categoria e enviados para concorrerem na etapa estadual.

Para a coordenadora do projeto na secretaria, Neide Aparecida Silva, o trabalho infantil precisa ser combatido e os profissionais da educação sã decisivos para que seja possível sua erradicação. "Atualmente, segundo dados, são pelo menos 2,7 milhões de meninos e meninas, de 5 a 17 anos, trabalhando irregularmente no Brasil. As consequências do trabalho infantil prejudicam a saúde física e emocional de crianças e adolescentes e também geram atraso no país. Os profissionais da educação têm proximidade e contato frequente com grande parte da população infanto-juvenil e podem desenvolver ações para conhecer melhor o problema e desenvolver ações para o combate", disse.

A secretária municipal de educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a importância do projeto e da participação das escolas municipais. "Estamos muito felizes, foi um trabalho sério, desafiador e motivamos as escolas e crianças a participarem. É um projeto que deve continuar. Parabéns pela iniciativa que faz tanta diferença na vida das crianças", disse.

O resultado da etapa nacional será divulgado no dia 12 de outubro.


Compartilhe:

Leia também

Castro contrata novos agentes administrativos para reforçar equipes de saúde nas UBSsContratação faz parte da readequação das equipes de saúde do Município
Publicidade

Mais Lidas

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia