Prefeitura, Estado e Castrolanda firmam parceria para criar projeto que busca Indicação Geográfica do Leite de Castro

COM ASSESSORIAS – Conquistar a Indicação Geográfica do Leite de Castro é o objetivo da parceria firmada nesta terça-feira (05) entre a Prefeitura, Governo do Estado e Cooperativa Castrolanda. O termo de cooperação e intenções entre as três entidades foi assinado pelo prefeito Reinaldo Cardoso, vice-governador Darci Piana e pelo presidente da Cooperativa, Willem Bouwman, durante a solenidade de abertura do Agroleite, que vai até sexta-feira (08) no Expotrade Castrolanda.
O documento formaliza o compromisso e autoriza o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) a desenvolver o projeto para implementação, promoção, valorização, proteção e gestão estratégica da Indicação Geográfica (IG) do Leite de Castro, reconhecida como instrumento de diferenciação, competitividade e identidade territorial.
“A IG certifica que um produto ou serviço é único e especial por causa de sua origem geográfica. Já somos a capital nacional do leite e com essa identificação, seremos reconhecidos mundialmente como a cidade do leite. Isso vai ser uma grande alavanca para o desenvolvimento do turismo e do agronegócio”, explica o prefeito Reinaldo Cardoso.
Com o trabalho do Sebrae, o projeto deve desenvolver e executar ações de promoção e divulgação, em âmbito nacional e internacional, destacando a qualidade, a autenticidade e a notoriedade do leite produzido em Castro; fomentar práticas produtivas sustentáveis, inovadoras e alinhadas às exigências do mercado; estimular e fortalecer a governança participativa da IG, assegurando o envolvimento dos produtores, cooperados e comunidade local na gestão e no desenvolvimento contínuo da denominação, e apoiar a proteção jurídica e mercadológica da IG.