Correio dos Campos

Equipe de Castro participa de evento estadual que debate melhorias na área

Sete profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes em Foz do Iguaçu
14 de março de 2025 às 18:11
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Castro esteve presente, durante os dias 11 e 13 de março, no evento ‘Saúde em Movimento 2025’, realizado pelo Governo do Paraná na cidade de Foz do Iguaçu. O encontro propõe atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

Ao todo, sete profissionais de Castro participaram do evento, sendo dois coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), quatro enfermeiras e uma representante da gestão. Todos participaram de palestras e conferências que debateram diversas questões, como a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) para o cuidado integral e de qualidade dos pacientes, a qualificação do trabalho dos agentes comunitários e da atenção básica, além de estratégias de fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Além disso, a equipe participou do 3º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, uma estratégia que busca consolidar a operação plena das redes básicas de saúde. O PlanificaSUS visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da atenção primária, ambulatorial e hospitalar, com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

Em Castro, quatro unidades de saúde estão dentro do programa: ESF Primavera (unidade de laboratório para a instalação do PlanificaSUS na cidade), ESF Rosário, ESF Morada do Sol e ESF Marcos Simão (unidades de expansão do projeto). “O Planifica SUS é uma estratégia fundamental para melhorar o acesso e acolhimento, integrar as redes de atenção à saúde, reforçar a importância dos cuidados cotidianos e organizar o processo de trabalho”, aponta o médico e superintendente da APS, Carlos Rory Pucci Filho. “O evento em Foz do Iguaçu foi de grande aprendizado e nos trouxe muitas ideias para aprimorarmos a atenção primária em Castro”, ressalta.