Feira da Lua deste domingo (09) vai resgatar memórias dos antigos carnavais de Castro
![](https://correiodoscampos.com.br/wp-content/uploads/2025/02/feira-da-lua-arquivo-5-840x472.jpeg)
COM ASSESSORIAS – A tradicional Feira da Lua será em ritmo de carnaval neste domingo (09). A organização do evento, que acontece sempre no segundo domingo de cada mês, preparou uma exposição de fotos dos antigos carnavais na cidade e vai promover uma festa especial aos foliões que forem à praça Indalécio de Macedo, na vila Santa Cruz, em blocos carnavalescos. A feira começa às 10 horas e segue até 19h30 com a participação de pelo menos 70 expositores.
Além das barracas de artesanato, comidas, bebidas, roupas e variedades, a Feira da Lua terá uma tenda especial com acessórios de carnaval para quem quiser entrar no clima. A música ao vivo será com o artista local Margos Berg, mas, durante todo o dia, a aparelhagem de som trará ritmos carnavalescos, especialmente marchinhas.
“O propósito da feira sempre foi incentivar o pequeno empreendedor, o artesão local, os artistas, pessoas que estão começando no ramo. A feira é uma vitrine a céu aberto pra pessoa divulgar a sua marca, seu produto, seu trabalho e traz muito benefício pra cidade porque movimenta a economia local”, defende a organizadora Emilene de Oliveira.
Ela antecipa que nesta edição especial de fevereiro, as famílias vão poder viver um pouco de saudosismo com as fotos antigas que foram emprestadas pela comunidade para a exposição e também vivenciar um evento alegre e saudável. “Isso agrega para o turismo e para a cultura, pois é um palco aberto para artistas os locais, é um evento familiar e traz para as pessoas um momento de descontração”.
A Feira da Lua começou em 2018, por iniciativa da comunidade, e atualmente é organizada por uma Associação que agrega cerca de 50 microempreendedores. A Prefeitura de Castro apoia o evento através da Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo.
Sobre a edição de Carnaval, o secretário da pasta acredita que o tema deixa a feira ainda mais interessante. “É uma manifestação cultural popular no Brasil e que teve momentos importantes em Castro, trouxe muita alegria com festas animadas, que envolviam as famílias. Vai ser bom reviver e também curtir o domingo nessa festa”, afirma Ronie Cardoso Filho.