Correio dos Campos

Palestra gratuita vai abordar visão ampliada sobre o autismo, em Castro

Evento da Amar-C terá Fábio Cordeiro como palestrante nesta sexta-feira (19)
16 de abril de 2024 às 10:09
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita com o tema ‘O autismo além do transtorno – uma visão ampliada sobre a condição’ que acontece nesta sexta-feira (19), em Castro. O evento da Associação Amigos Autistas da Região de Castro (Amar-C) receberá o escritor e palestrante Fábio Cordeiro, às 19 horas, na Igreja Presbiteriana da cidade.

Fábio Cordeiro é autista, pai de autista, presidente da ONDA-AutismoS, confundador do Coletivo de Alunos Autistas da Universidade Federal do Paraná (Coletivo Stim UFPR) e criador do Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista. Graduando em Pedagogia pela UFPR, também coordena projetos de inclusão pelo país. “Vou falar sobre uma visão ampliada da condição do autismo. Trazer uma perspectiva diferente para pais e familiares. Será um momento de muita reflexão para que possamos pensar nas coisas importantes na vida de uma pessoa autista e de seus familiares. O que buscar? Quais as perspectivas de futuro? Como enxergar essas pessoas na sociedade e o que de fato significa o autismo para quem existe nessa condição”, antecipa o palestrante.

Angelita Schmidki, presidente da Amar-C e mãe do Diogo, de 21 anos, ressalta que a palestra é uma das ações da Amar-C alusivas ao mês de abril, de conscientização sobre o autismo. “É aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema, mas reforçamos a importância da participação das famílias, cuidadores e profissionais ligados a pessoas autistas”, explica.

Serão 200 vagas na plateia e as inscrições podem ser feitas pela internet, neste link. A Igreja Presbiteriana fica na rua Comendador Manoel Inácio, 1529, em Castro.

A Amar-C

A Associação Amigos Autistas da Região de Castro integra mais de 250 pessoas que cuidam de crianças e adultos autistas em Castro e outras cidades da região dos Campos Gerais, como Piraí do Sul, Carambeí e Ponta Grossa. Em um grupo de WhatsApp, além da troca de informações e conhecimento para combater o preconceito, as famílias também recebem acolhimento e auxílio em demandas de atendimento especializado.

A Amar-C conta com 12 pessoas na diretoria e mais inúmeros voluntários, como professores, psicólogos, psicopedagogos, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros terapeutas que estão em contato direto com as famílias. Todas as ações são gratuitas, inclusive palestras, orientação para professores e assistência de modo geral. Para participar, o primeiro passo é entrar em contato com a diretoria da Amar-C pelo (42) 99969-0404.

SERVIÇO

Palestra gratuita: ‘O autismo além do transtorno – uma visão ampliada da condição’, com Fábio Cordeiro

Dia: 19/04

Horário: 19 horas

Local: Igreja Presbiteriana. Rua Comendador Manoel Inácio, 1529, Castro (próximo ao Supermercado Rizolar)

Inscrições: https://forms.gle/36xRLEWctftZSQNm8