Diocese marca presença no ‘Catequistas Brasil’
COM ASSESSORIAS – Catequistas de Castro (paróquias Sant’Ana e São Judas), Irati (Nossa Senhora da Luz e São Miguel), de Reserva (Senhor Menino Jesus), da Catedral Sant’Ana participaram, de 3 a 5 deste mês, em Aparecida (SP), do 4°Encontro Nacional de Catequistas, o ‘Catequistas Brasil 2023’. Como palestrantes, representando a Diocese, estavam a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-catequético, Flávia Carla Nascimento, padre Alexandre Spena Regueira, o seminarista Antônio Santos Júnior e José Renato da Luz, membro da equipe diocesana de Catequese.
O ‘Catequistas Brasil’ aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho no Santuário Nacional de Aparecida e contou com a presença de aproximadamente três mil catequistas. Participaram padre Joãozinho, padre Zezinho, Eliana Ribeiro, padre Antonio Maria, Kiara Castro a criadora do evento, Dom Ricardo Hoppers, além de representantes das editoras Ave Maria, Vozes, Paullus, Paulinas, Santuário, CNBB, Revista Paróquias, entre outros. Ao todo, a caravana da Diocese de Ponta Grossa contava com aproximadamente 100 catequistas.
“Uma grande alegria. Foi muito importante tanto pela participação dos catequistas que foram e puderam beber da fonte de tantos formadores renomados do Brasil, que lá estiveram, como também foi uma oportunidade de falar do processo catequético aqui da Diocese. Foi muito bonito”, avaliou Flávia Carla Nascimento, que, a pedido da Editora Vozes, no dia 4, esteve falando de seu livro ‘Caminhos para uma Catequese Querigmática e Mistagógica’. José Renato da Luz, membro da equipe diocesana bíblica catequética, e o seminarista Antônio Santos Júnior falaram sobre ‘Catequese com Adultos: Encontro com a Palavra Viva’ e ‘Do encontro com Cristo ao encontro com a Comunidade’, respectivamente, apresentando a Coleção Sementes e os Manuais da Catequese com crianças e adolescentes, desenvolvidos pela Diocese.
A convite da Flávia e da Editora Ave Maria, padre Alexandre palestrou também no dia 4, no palco principal, sobre ‘A centralidade da Sagrada Escritura na Catequese com Adultos’, aproveitando também para falar do Manual de Catequese com Adultos. “Fora a primeira vez que participo deste evento e, para mim, foi um momento de grande alegria e de muito crescimento por tudo aquilo que vivenciamos nestes dias a partir das formações, dos encontros, das partilhas e da convivência fraterna. Momentos profundos de aprendizado nas estações dinamizadas e nas palestras realizadas nos auditórios e no palco principal, momentos profundos de espiritualidade e também grandes momentos celebrativos”, comentou padre Alexandre.
O seminarista Antônio dos Santos Júnior lembra que a Coleção Sementes é ‘filho’ da Diocese e ajuda a tantas outras comunidades a formar discípulos missionários. “Foi um momento novo na minha caminhada. Também acompanhei outras palestras e reencontrei amigos que se dedicam pela catequese no Brasil. Enquanto ministro instituído, além de um dever do mesmo, quero dedicar-me com amor pela formação dos discípulos missionários. Foi muito importante que diversos catequistas da nossa Diocese participaram do evento deste ano. Espero que nas futuras edições mais catequistas que buscam formar-se para formar a Igreja, possam participar e descobrir e redescobrir com outras experiências catequéticas o amor a Jesus que nos chama e nos envia”, enfatizou.
Para o também seminarista Jefferson Sviercoski Sanchez, que integrou a caravana pela Paróquia São Miguel, onde fez o ano pastoral, em 2022, e onde acompanhou a Catequese e foi catequista de adultos. “Acredito que como seminarista e, depois, padre, serei sempre catequista, seja nas homilias, seja na pastoral como num todo”, argumentou, citando que participou de palestras, de modo especial, das que a Diocese foi representada. “Foi muito bom conviver e experienciar esse momento junto com catequistas de nossa Diocese”.