Correio dos Campos

Prefeitura abre XV Semana Municipal da Pessoa Idosa

27 de setembro de 2022 às 10:49
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Castro, promoveu nesta segunda-feira (26) na Câmara Municipal, a abertura da XV Semana Municipal da Pessoa Idosa de Castro, alusiva ao dia 1º de Outubro, Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa com a presença de representantes e usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento contou com apresentações culturais e palestras.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, destacou que a população mundial está envelhecendo e o número de pessoas idosas consequentemente aumentando, à medida que o número de nascimentos diminui e por isso as políticas públicas de inclusão para os idosos são muito importantes. “Investir em dar condições para que os idosos tenham seus direitos respeitados e melhores condições de vida é dever de todo gestor, porque queremos viver e viver bem, com saúde, com qualidade de vida e dignidade”, ressaltou.

Estrutura

Dos 72.125 habitantes estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Castro tem 6.638 pessoas idosas, representando quase 10% da população; sendo 4.561 pessoas idosas na área urbana e 2.077 pessoas idosas na área rural.

A Secretaria possui Serviços na Proteção Social Básica no seis Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), onde atende, inclui em serviços, programas e benefícios as pessoas idosas que buscam os serviços. Aqueles que não possuem condições de acesso e mobilidade, são atendidos em suas casas por meio de busca ativa, acolhida particularizada e visitas domiciliares realizadas pela equipe técnica.

As pessoas idosas em situação de vulnerabilidade financeira e que não tiveram condições de contribuir com a Previdência Social, a partir dos 65 anos são encaminhados para acesso ao Benefício da Prestação Continuada (BPC)para garantir seu direito a renda e cidadania. No Município, 630 pessoas idosas recebem o benefício no valor de um salário mínimo mensal.

Já para garantir o direito à convivência comunitária, o município dispõe dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) distribuídos na cidade e no interior atendendo 286 idosos.

Na Proteção Social Especial, os Centros de referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atendem pessoas idosas que tiveram alguma direito violado, em situações como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e financeira. No ano de 2022, foram 32 pessoas idosas com direitos violados, atendidas nos dois CREAS.

O Município conta ainda com duas Unidades de Acolhimento Institucional de longa permanência não governamental: o Asilo São Vicente de Paulo e Obras Sociais Mariliana Barbosa que atendem 66 pessoas idosas e são cofinanciadas com recursos da política de Assistência Social.

O CMDPI é vinculado à SMFDS e recebe o apoio financeiro e administrativo para o desenvolvimento do trabalho enquanto instância de controle social.