Correio dos Campos

Preparadores de alimentos passam por capacitação

17 de agosto de 2022 às 14:57
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Assessoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação promoveu na terça-feira (16) capacitação para preparadores de alimentos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) na sala de formação da secretaria.

O conteúdo abordou doenças transmitidas por alimentos; perigos físicos, químicos e biológicos na produção de alimentos; higiene pessoal do manipulador de alimentos; processos na higiene de alimentos; soluções sanitárias utilizadas na cozinha escolar e controles de qualidade e higienização no processo de produção de alimentos. “Fizemos um treinamento coletivo com os preparadores de alimentos que haviam recebido treinamentos individuais durante este primeiro semestre. Tivemos a participação de 15 preparadores. Abordamos com eles boas práticas de manipulação de alimentos, controles da alimentação escolar, segurança no trabalho e as mudanças com a nova resolução da alimentação escolar”, explica a nutricionista Juliane Vieira.

Ela destaca a importância da capacitação permanente, uma vez que os preparadores trabalham com processos diários que envolvem a segurança alimentar do ponto de vista nutricional e de saúde dos escolares. “É necessária a formação continuada desses profissionais para que tenhamos sempre uma alimentação escolar segura e de qualidade. Por isso estes encontros são essenciais para aperfeiçoamento, pois diariamente eles atendem nossas crianças e implementam mudanças e melhorias na alimentação escolar”, disse.