Correio dos Campos

Social promove curso para idosos aprenderem a usar smartphone

16 de junho de 2022 às 18:37
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) promoveu de 7 a 9 de junho, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, o curso básico de smartphone para idosos. O curso faz parte do projeto Idoso Play 60+ realizado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) por meio do Departamento da Política para Pessoa Idosa (DPPI) com o objetivo de aproximar os idosos da tecnologia e ampliar seu acesso às informações.

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Gesilaine Moreira Ferraz, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Adriana Santos de Oliveira, Sérgio Oliveira e Luiz Carlos de Lima, representando a Celepar, e Eduardo Almeida Araújo, representante da Sejuf.

Michelle destacou que saber manusear o celular é essencial para melhorar a qualidade de vida dos idosos, além da inclusão digital ser uma das metas do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no município. “O curso ensina a usar o celular, baixar aplicativos, conectar e navegar na internet. Não conseguir utilizar o smartphone pode gerar insegurança, isolamento e afetar a autoestima. Sabendo como usar, os idosos podem fazer tarefas corriqueiras sem depender de outra pessoa”, disse.

Participaram idosos dos Centros Convivência e Fortalecimento de Vínculos Teresinha da Fonseca, Valdir Bueno Carneiro e Serviço de Acolhimento Institucional São Vicente de Paulo. O curso contou ainda com monitores que estão inseridos no Programa Agente de Cidadania realizado no Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva.

Michelle parabenizou a todos pela iniciativa, “Este curso possibilitou a relação intergeracional entre idosos e os jovens que participam do Programa Agente Cidadania. Parabéns ao nossos idosos que participaram desse momento de superação e momento de aprendizagem. Vocês merecem meu respeito e minha admiração”, finalizou.