Correio dos Campos

Encontro discute combate ao trabalho infantil

13 de junho de 2022 às 09:07
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social em parceria com a Rede de Enfrentamento às Violências, realizou nesta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Castro, encontro alusivo ao “Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” com o tema: “Não pule a infância #ChegaDeTrabalhoInfantil”. A data é lembrada no dia 12 de junho.

O evento teve o objetivo de discutir a temática do trabalho infantil no âmbito municipal a partir da fundamentação legal e dos indicadores sociais; sensibilizar a rede de políticas públicas e os demais órgãos do sistema de garantia de direitos para a importância da identificação e notificação desta forma de violação de direito de crianças e adolescentes do município; desmistificar as causas do trabalho infantil, dentre elas, as socioeconômicas, as culturais e as de invisibilidade social, e conhecer as formas de trabalho infantil e pensar ações de enfrentamento.

A assistente social Luciana Silvestre ministrou palestra com o tema “O agravamento das condições de pobreza no atual contexto e a visibilidade do trabalho infantil.

O encontro contou ainda com apresentações culturais de jovens do Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva (CEJU) e do Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski. Após a palestra foi aberto debate.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, destacou a importância de aprofundar a discussão sobre o trabalho infantil. “É por meio do debate que surgem as propostas para políticas sociais e de combate ao trabalho infantil. É uma discussão que envolve toda a sociedade, pois todos precisamos atuar para resolver a questão”, disse.