Correio dos Campos

CRAS promovem reuniões com líderes comunitários

10 de junho de 2022 às 15:20
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Castro promoveram na última semana de maio, reuniões com as organizações representativas e líderes comunitários. O objetivo foi aproximar as equipes das unidades de Proteção Social Básica quanto às demandas da população e a construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, fortalecendo e consolidando o trabalho de forma coletiva e com diálogo.

Neste primeiro encontro foram apresentados os serviços que o CRAS oferta com o intuito de discutir ações de trabalho, traçar metas e dividir experiências que poderão aperfeiçoar e otimizar o trabalho desenvolvido pelas equipes que atuam nas unidades. Outro encontros serão realizados para dar continuidade ao trabalho.

“A reunião foi importante a fim de aproximar a rede local e fortalecer os serviços e trocas de informações com o objetivo de proporcionar qualidade nos atendimentos e articulação intersetorial”, disse a coordenadora do CRAS Abílio de Souza Fontenellli, Marcela do Rosário de Souza.

Para Evelyn Pacheco Taques Bosak, do CRAS Consulesa Helena Van den Berg, a equipe teve como resposta positiva esse primeiro encontro com as lideranças locais. “Os presentes ficaram surpresos com o trabalho desenvolvido pelo CRAS, pois não conheciam a dimensão do trabalho. Foi um momento rico onde compartilharam as experiências, trocaram contatos e estabeleceram parcerias”, disse.

“A expectativa para o primeiro encontro foi grande e a reunião foi muito satisfatória para esclarecer o trabalho do CRAS e como esse conhecimento pode ajudar em suas vivências no trabalho”, relatou a coordenadora do CRAS Kiyo Yamamoto, Elizane Nascimento.

“Foi de suma importância o encontro, pois além de realizar a gestão do território, ainda contribuiu com o conhecimento de riscos e vulnerabilidades, bem como para o fortalecimento de vínculos entre instituições e lideranças”, ressaltou Cleonice Aparecida Ferreira dos Santos, do CRAS Luiz King.

“No Distrito do Socavão, a reunião realizada representou um marco categórico no que se refere à interlocução entre os atores das políticas públicas e a comunidade, sendo a primeira realizada na localidade”, destacou a coordenadora do CRAS Vitória de Freitas Castro, Raiane Chagas da Silva.