Correio dos Campos

Grupo Dia de Arte se apresenta em Castro nesta sexta-feira

24 de maio de 2022 às 15:02
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Pimenta, Docinho e o mensageiro das brincadeiras desembarcam nesta sexta-feira (27) em Castro para as apresentações do espetáculo “Ai! Sumiram os brinquedos”. A peça, promovida pelo Grupo Dia de Arte, ocorre às 9h30 no Centro Municipal de Educação Infantil Ciranda do Saber, e às 14h30 no Centro Municipal de Educação Infantil Rivadávia de Gracia Lara.

O objetivo da apresentação é resgatar a memória de brincadeiras antigas e mostrá-las por meio de interações com personagens lúdicos para as crianças da geração atual, ensinando que há formas de se divertir além dos brinquedos eletrônicos.

O espetáculo foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Grupo Dia de Arte, conta com patrocínio da Caminhos do Paraná e Beaulieu do Brasil e tem a direção de produção da ABC Projetos Culturais. Ao todo, o projeto levará apresentações ao público infantil de sete municípios do interior paranaense, promovendo a democratização de acesso à cultura do teatro.

A apresentação também traz momentos de interação entre os atores e o público, com cantigas, brincadeiras em grupo e o contato com brinquedos antigos muito famosos na época de nossos pais e avós, como o pião, peteca, corda, elástico, ioiô, bolinhas de gude, entre outros. O espetáculo tem duração de cerca de 35 minutos.

Grupo Dia de Arte

O Grupo Dia de Arte atua em Ponta Grossa desde 2015. “Ai! Sumiram os brinquedos”, peça desenvolvida pelo grupo, venceu em 2017, seu ano de estreia, o edital “Prêmio Domingo tem teatro” da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, onde realizou apresentações em diversas cidades. No mesmo ano, a peça também levou para casa o prêmio “Melhor Espetáculo Mostra Campos Gerais”, promovido pelo Festival Nacional de Teatro (FENATA). Desde sua estreia já foram realizadas mais de 100 apresentações em diversos eventos, teatros e cidades.