Correio dos Campos

Prefeitura reforça abordagem à população em situação de rua

19 de maio de 2022 às 10:19
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Com a queda das temperaturas, a preocupação com as pessoas em situação de rua aumenta e o cuidado deve ser redobrado. Pensando nisso, a equipe da Abordagem Social da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, iniciou na noite de terça-feira (17) a busca ativa da população em situação de rua, abordando nove pessoas.

Entre as ações da equipe estão o monitoramento das áreas onde há maior concentração de pessoas, acompanhamento dos casos e encaminhamento para a Unidade de Acolhimento Institucional Provisório à População de Rua – Casa Pop, quando for do interesse do usuário abordado. Durante as abordagens a equipe disponibiliza cobertores, roupas e marmitas para os atendidos.

Desde 2021 o Serviço Especializado de Abordagem Social intensificou o atendimento à população de rua e já realizou mais de 500 atendimentos, sendo encaminhados para a Casa POP 297 usuários.

Até a chegada oficial do inverno a equipe da abordagem realizará os atendimentos nas noites com baixa temperatura e também atendendo aos chamados realizados no telefone do plantão.

O munícipe que presenciar alguém em situação de rua pode entrar em contato com a equipe da Abordagem Social pelo telefone (42) 9 9927- 4189.

“A expectativa da equipe é atender um número maior de pessoas neste ano, visto que desde outubro de 2021 conta com o apoio da Casa Pop, local de acolhimento provisório onde a população em situação de rua pode pernoitar, tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e descansar”, destaca a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel.

Nesta semana também foi realizado o lançamento da Campanha “Boa de Doar” para arrecadar roupas de inverno, calçados, meias, cuecas, agasalhos e cobertores em boas condições para serem destinadas às pessoas em situação de rua e acolhidos da Casa Pop que necessitam com urgência de roupas masculinas.