Correio dos Campos

Crianças atuam como Agente Mirim no combate ao Aedes Aegypti

19 de maio de 2022 às 10:14
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Alunos da rede municipal de ensino de Castro estão atuando como Agente Mirim no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Educação e visa a conscientização e disseminação do conhecimento por meio das crianças que são orientadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACEs) e aprendem na prática como é realizado o combate ao mosquito no município.

Na quarta-feira (18) pela manhã, 45 alunos do 4º e 5º anos do CAIC, devidamente autorizados pelos responsáveis, participaram da fase piloto. Acompanhados pelos ACEs, eles realizaram visitas em 54 residências nos quarteirões próximos à escola, orientando os moradores, identificando possíveis criadouros do mosquito, eliminando água parada e coletando larvas para posterior análise. Ao final da ação, todos receberam certificados de “Super Agente na Missão de Combate ao Mosquito da Dengue”.

O supervisor de capacitações e projetos da secretaria, Diogo Nocera, destacou que o envolvimento da população no combate ao Aedes Aegypti é essencial, pois eliminar as larvas e possíveis criadouros do mosquito é a forma mais efetiva de controle das doenças que ele transmite. “Atitudes simples, mas realizadas por todos, fazem toda a diferença nessa missão. A sensibilização nas escolas considera que cada criança, além das visitas realizadas, irá levar o conhecimento para sua própria casa e auxiliar diretamente no combate ao mosquito”, disse.