Correio dos Campos

Regional de Presbíteros abre em Castro reuniões de 2022

Padres partilharam experiências e organizaram calendário anual
16 de fevereiro de 2022 às 18:16
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A primeira reunião ordinária de 2022 da Comissão Regional dos Presbíteros acontece até hoje (16), no Cenáculo Cavanis, em Castro. Formada pelos padres coordenadores do clero de suas dioceses e arquidioceses, esse encontro inicial contou com a participação de 14 sacerdotes, entre eles, o bispo de União da Vitória, Dom Walter Jorge Pinto, referencial para os presbíteros no Paraná. A reunião, que tem sempre um cunho de fraternidade, de aproximação e partilha de vida, avalia a atuação da Pastoral Presbiteral junto ao clero das diversas cidades, além de tratar do calendário anual de atividades.

“Essa reunião também tem uma preocupação muito grande com a saúde integral do padre. Procuramos saber como está o padre, como está o bispo, em especial neste encontro partilhamos informações sobre o estado de saúde de Dom Adelar Baruffi, sobre a saúde de Dom Sergio; falamos do 18º Encontro Nacional de Presbíteros, que vai acontecer em Aparecida (SP), de 9 a 14 de maio, do Torneio Regional dos Presbíteros marcado para Londrina, nos dias 23 e 24 de maio, sobre o Encontro de Formação Integral que é oferecida aos padres e está prevista para entre 30 de junho a 15 de julho, e, também, começamos a organizar o Encontro Regional de Presbíteros, que deve ocorrer de 22 a 26 de agosto, em Umuarama. É igualmente um momento de oração e de reflexão. E é a partir das definições dessa reunião que começamos a divulgar, motivar e incentivar a participação do clero”, enumerou padre Martinho Hartmann, coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral.

A primeira parte da reunião se deu em Londrina, na manhã do dia 14, apenas com o presidente da Comissão, padre Emerson Lipinski, o vice-presidente, padre Silvio César Pereira e o vice-secretário, padre Ivanildo Gasparin, com os padres da coordenação da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Londrina, com o objetivo de organizar o Torneio Regional de Presbíteros. À tarde, a reunião continuou em Castro. “Durante a pandemia aprendemos a nos reunir de modo on-line e isso foi muito positivo, todavia, nada substitui o encontro presencial com a troca de experiências, a partilha, os momentos informais e de confraternização”, afirmou padre Emerson Lipinski.

O presidente avaliou positivamente o primeiro encontro. “Trouxe esperança e luzes para a caminhada. Desde 2020, passamos por momentos de muitas dores e angústias, especialmente, pela morte dos 24 padres, vítimas da Covid-19, em nosso regional. Agora, queremos ressurgir da pandemia, retomar a caminhada, o planejamento, o entusiasmo por cuidar dos cuidadores, cuidar dos presbíteros”.