Correio dos Campos

Projeto Semear incentiva construção de hortas

27 de outubro de 2021 às 14:38
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Luiz King e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está desenvolvendo o projeto Semear: Comunidade em ação, no bairro do Guararema.

O projeto envolve o cultivo em pequenas áreas de plantações como hortaliças e árvores frutíferas, de acordo com o terreno disponível e o interesse de cada família, visando contribuir com a segurança alimentar, nutricional e melhorias na qualidade de vida dessas famílias.

Na maioria das propriedades os moradores dispõem de pequenas áreas de terra ao redor de suas residências que podem ser utilizados para o cultivo de alimentos de subsistência e a prática da troca dos alimentos, fortalecendo os laços de amizade na comunidade.

Inicialmente foi plantada uma horta modelo no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conceição Rosa Santos da Silva para que em seguida o grupo reaplique o que aprendeu no terreno de sua casa.

Os moradores receberam orientação de agrônomos para a construção das hortas e posteriormente será ministrada palestra com nutricionista abordando higienização dos alimentos, opções de preparo dos produtos, além de sua contribuição na segurança alimentar e nutricional das famílias.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, destacou a importância de fomentar ações que resultem em segurança alimentar para as famílias mais vulneráveis. “As hortas vão contribuir para que essas famílias tenham alimentos frescos e variados para uma alimentação mais saudável, além de reforçar a convivência com a comunidade”, disse.