Correio dos Campos

Prefeitura de Castro entrega Casa Pop

22 de outubro de 2021 às 14:28
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social entregou nesta sexta-feira (22) a Unidade de Acolhimento Institucional Provisório à População em Situação de Rua na modalidade Casa de Passagem, denominada Casa Pop.

Instalada na Rua Evangelina Madureira de Camargo, Nº 400 no Jardim Arapongas, o espaço foi reformado com recursos federais no valor de R$ 213 mil.

Este espaço, com capacidade para atender até 20 pessoas, encaminhadas pelo Serviço de Abordagem Social, é destinado à população em situação de rua, de desabrigo, em trânsito ou abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto sustento, que poderão permanecer no local por até cinco dias recebendo alimentação, hospedagem, higiene pessoal e segurança.

O serviço tem como objetivo principal, garantir proteção social imediata e emergencial enquanto durar o estudo social, diagnóstico e encaminhamentos necessários ao usuário.

A coordenadora da Casa Pop, Adriana Halati Kugler, destacou que o espaço garantirá os direitos a pessoas em situação de rua e articulação com outros municípios, pois muitas pessoas atendidas querem retornar para sua cidade. “É uma grande alegria para nós. Já conseguimos que muitos retornassem às suas famílias. Agradecemos a toda a equipe do social por este espaço de acolhimento e esse olhar para essas pessoas que tanto precisam”, disse.

“A Casa Pop vem para acalentar a situação desse público mais vulnerável que precisa de atenção. Aqui proporcionamos cama boa, banho quente e alimentação. A casa vai funcionar 24 horas. Estamos muito felizes e agradecemos a toda nossa equipe. É uma conquista para nosso município”, ressaltou a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michele Nocera Fadel.

“É uma satisfação oferecer esse espaço a quem mais precisa. Há alguns anos em um inverno de frio intenso, acolhemos pessoas em ginásios e isto fez com que enxergássemos que precisaríamos fazer mais por quem mais precisa. Este espaço é uma vitória para a administração. Um lugar digno que vai ajudar a transformar a vida de muitas pessoas” disse o prefeito Moacyr Fadel Junior.

Serviço

O Serviço de Abordagem Social e para a população em situação de rua é de média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizado por profissionais vinculados aos Centros de Referência e Assistência Social (CREAS), atendendo diariamente por meio de escala, a área rural e urbana.

É realizado principalmente nas praças, entroncamento de estradas, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, marquises e outros, para a realização da abordagem, cujo foco são todas as pessoas que vivenciam alguma violação de direitos, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos.

Busca a resolução de necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Conforme os dados de atendimento do CREAS Aconchego no ano de 2020, foram atendidas pelo Serviço de Abordagem Social, 164 pessoas adultas em situação de rua no município de Castro, sendo 50 abordagens para munícipes e 114 para pessoas oriundas de outros municípios e estados.

Em 2021 já foram realizadas 290 abordagens entre munícipes e transeuntes. Outra demanda atendida pelo mesmo serviço, foram os indígenas, sendo realizados atendimentos a 35 pessoas.