Correio dos Campos

Sanepar retoma captação de água no Rio Iapó, em Castro; atividade foi suspensa após peixes mortos serem encontrados

Segundo Sanepar, retomada foi possível após técnicos percorrerem o local. Na segunda (6), 30 vilas da cidade tiveram abastecimento afetado por conta da suspensão da captação no rio
8 de setembro de 2021 às 09:21
Trecho do Rio Iapó foi interditado para acesso da população. (Foto: IAT)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomou a captação de água no Rio Iapó, em Castro, nos Campos Gerais do Paraná. Na segunda (6), a Sanepar havia suspendido a atividade após encontrar peixes mortos no local.

Por conta disso, 30 vilas da cidade tiveram o abastecimento afetado.

Conforme a companhia, a decisão de voltar a captar água no manancial foi possível pois técnicos percorreram o rio e não localizaram pontos de contaminação nem de alteração de odor.

Eles também encontraram redução “significativa” no nível de oxigênio na água, ao que eles atribuem a estiagem como causa.

Procurado, o Instituto Água e Terra (IAT) afirmou que também enviou técnicos para o local e que os profissionais não encontraram peixes mortos, mas identificaram a vazão baixa do rio.

O instituto também afirmou que notificou a Prefeitura de Castro para que pedras colocadas no rio como ornamento sejam retiradas e que o local seja isolado para que a população não tenha acesso.

Fonte: G1