Correio dos Campos

Bispo celebra missa pelos seis anos do Acampamento Maria Rosa

Dom Sergio celebrou missa no 'Maria Rosa do Contestado'
31 de agosto de 2021 às 08:44
Na celebração, o bispo cantou com os moradores. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Cerca de 300 pessoas comemoraram, no domingo (29), os seis anos do Acampamento Maria Rosa do Contestado, em Castro. Festejaram com as famílias alguns convidados, entre eles integrantes de entidade e organizações que apoiam a comunidade, estudantes e professores da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual de Ponta Grossa e o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sergio Arthur Braschi, que celebrou uma missa.

A festa de aniversário teve a partilha de um almoço com churrasco, e também de um bolo feito pelo Coletivo de Mulheres, tudo oferecido gratuitamente aos visitantes, segundo informou a coordenação do acampamento. Dom Sergio disse ser um momento de renovar as forças. “Vou continuar apoiando e presente nos momentos, sempre que for preciso […]. É isso que eu quero desejar; trazer a minha oração”, afirmou o bispo em sua homilia.

A área foi ocupada por cerca de 100 famílias, em 2015, e está em processo de regularização na Justiça. A comunidade está dentro do território da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo pároco, padre Cristiano Rodrigues, disponibilizou todos os paramentos para celebração e os ministros que serviram na missa deste domingo, informaram os moradores.

As famílias acampadas conseguiram a certificação agroecológica para 100% da produção da área, obtida desde março de 2020; perto de 80% delas têm o Cadastro de Produtor Rural; criaram a Cooperativa dos Trabalhadores Rurais da Reforma Agrária Maria Rosa do Contestado e, estruturaram a cozinha comunitária, formada especialmente pelo Coletivo de Mulheres, espaço aprovado pela Vigilância Sanitária Municipal, no último dia 27.