Correio dos Campos

Conferência de Assistência Social debate direitos dos usuários

20 de agosto de 2021 às 14:28
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Castro, a 13ª Conferência Municipal De Assistência Social com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência Municipal avalia e discute temas acerca da Política de Assistência Social, define diretrizes para o aperfeiçoamento e a consolidação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, no âmbito de sua atuação, e elege os delegados que irão participar da XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

Após a abertura da conferência foi ministrada palestra com Luciana Pawoski Franco Silvestre, abordando o tema do evento. À tarde, grupos de trabalho aprofundaram as discussões em torno dos cinco eixos temáticos da conferência.

Após as discussões, aconteceu a Plenária Final com deliberações para o próprio município, Estado e União, além da eleição de delegado e suplente para participar da XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

A conferência contou com a participação de 236 pessoas, sendo 100 de forma presencial e 136 de maneira remota.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michele Nocera Fadel, destacou a importância da conferência como espaço para o debate de políticas públicas para a assistência social. “É por meio do diálogo, debates, avaliações e propostas, que é possível consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Agradeço a equipe da secretaria que se empenhou com muita competência e dedicação para a realização desse evento” disse.