Correio dos Campos

Congolês é ordenado diácono em Castro

Dom Sergio presidiu celebração na Paróquia São Judas
16 de agosto de 2021 às 18:18
Participação de superiores Cavanis e sacerdotes das paróquias de Casto. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Religioso da Congregação das Escolas de Caridade Cavanis, Hervé Koto Mtuba, nascido na República Democrática do Congo, foi ordenado diácono, pela imposição das mãos do bispo dom Sergio Arthur Braschi, em celebração no sábado (14), na Paróquia de São Judas Tadeu, de Castro. Além da presença do recém-eleito Superior Provincial da Congregação Cavanis, padre Adriano Sacardo, e, do Superior Cavanis da região Andina -Colômbia, Bolívia e Equador – padre Martinho Paulus, a cerimônia foi acompanhada por uma delegação do Congo.

Profundamente agradecido, o agora diácono Koto Mtuba fez questão de agradecer o empenho e o trabalho dos padres Cavanis. “O meu chamado vocacional para a vida religiosa foi despertado durante o trabalho desenvolvido por padres Cavanis, em missão pelo meu país. Vendo o carisma da congregação – amar e educar crianças e a juventude – me deu a certeza e a coragem para abraçar minha vocação e escolher a congregação para a minha formação”, destacou Hervé Koto.

Durante o rito de ordenação, o religioso recebeu das mãos do casal Isabel e Adair Mainardes, seus padrinhos, as vestes diaconais. Já no dia anterior, havia feito as promessas de fidelidade, castidade. Seu lema de ordenação é ‘Feliz aquele que acreditou, porque o que foi dito da parte do Senhor, será cumprido’. “A fé me move e eu acredito fielmente nisso, e, esta frase me acompanha e vai acompanhar minha vida”, justificou Koto.

A celebração contou com a participação de superiores Cavanis de outras regiões, sacerdotes das paróquias Senhora Sant´Ana, do Rosário e São Judas Tadeu, além de alguns representantes da comunidade local, que vieram em número reduzido devido a normas impostas por decreto municipal. Familiares e amigos do neo-diácono puderam ainda acompanhar pela rede social.

Ainda este mês, está marcada a ordenação de um outro religioso congolês, no Paraná. Jude Hervê Tomazondo Balando receberá o primeiro grau da ordem do diaconato, em Realeza (PR), em cerimônia marcada para o dia 28 de agosto, na Paróquia Cristo Rei.