Concurso com tema ‘Trabalho Infantil’ escolhe melhor desenho
COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram concurso com o tema “Trabalho Infantil” para crianças e adolescentes que frequentam as instituições e serviços públicos de Castro.
Os desenhos selecionados estão postados no facebook da Prefeitura de Castro e a votação segue até sexta-feira (30). O desenho vencedor vai estampar mil camisetas da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil cujo dia mundial e nacional é lembrado em 12 de junho. O autor receberá prêmio durante um café da manhã como prefeito Moacyr Fadel Junior.
A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michele Nocera Fadel, destaca que o objetivo do concurso é sensibilizar a sociedade para as consequências do trabalho infantil. “O trabalho na infância prejudica o desenvolvimento e muitas vezes, priva crianças e adolescentes de frequentarem a escola. Eles não podem ter responsabilidades de adulto. Precisam estudar, brincar e ter acesso a cultura. E é dever da sociedade zelar pelo bem-estar deles”, disse.
Trabalho Infantil
De acordo com as Organização Internacional do Trabalho (OIT) é considerado trabalho infantil o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima de admissão ao emprego/trabalho estabelecida no país. Os trabalhos perigosos, que colocam em risco o bem-estar físico, mental ou moral da criança, são considerados como piores formas de trabalho infantil e não devem ser realizados por crianças e adolescentes abaixo de 18 anos. Também são consideradas como piores formas de trabalho infantil a escravidão, o tráfico de pessoas, o trabalho forçado e a utilização de crianças e adolescentes em conflitos armados, exploração sexual e tráfico de drogas.