Correio dos Campos

Cultivo em estufa beneficia pequenos produtores

26 de abril de 2021 às 15:37
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – O Programa Irrigação e Cultivo Protegido desenvolvido pela Secretaria Municipal de Interior de Castro atende pequenos agricultores familiares que entregam alimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Atualmente, 18 pequenos produtores cultivam em estufas produtos como tomate, morango, alface, couve-flor, brócolis e repolho. Eles recebem assistência técnica visando boas práticas de manejo como a rotação de culturas para evitar o surgimento de insetos praga e doenças de plantas, além de capacitação pelo Senar sobre cultivo protegido, visando otimizar o ouso do equipamento.

A entrega dos produtos para os programas governamentais é uma das contrapartidas para receber a estufa. Os produtores também podem fazer venda direta ao consumidor e supermercados, entre outras opções.

Requisitos

Para participar do programa é preciso ser agricultor familiar, estar vinculado à Associação de Pequeno Agricultores; entregar alimentos para os programas do governo há pelo menos um ano; ter Declaração de Aptidão ao Pronaf e documentos da terra.

Também é feita análise de aptidão dos inscritos por meio de visitas às respectivas propriedades e posterior seleção realizada em reunião da câmara técnica envolvendo representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) com representatividade no Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Sindicato Rural de Castro e Centro de Treinamento ao Pecuarista (CTP).

O secretário municipal de Interior, Carlos Alberto de Oliveira, destaca que o programa tem avançado a cada ano oferecendo alternativa de cultivo e renda ao pequeno produtor. “É uma opção para o pequeno agricultor que produz o alimento em ambientes protegido, sem se preocupar com as incertezas climáticas, trazendo bons resultados para a sua produção”, disse.