Correio dos Campos

Biblioteca Municipal de Castro integra Rede BiblioSUS

31 de março de 2021 às 15:03
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Biblioteca Municipal de Castro passa a integrar a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) que tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde. Para tanto, as informações são disseminadas por meio do modelo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, prezando pela economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados.

Por meio dessa associação, a bibliotecária Caroline Freitas de Oliveira está realizando um curso de aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde, oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após a conclusão, a Biblioteca Pública de Castro estará apta a fornecer informação científica em saúde, tornando-se um polo de apoio informacional ao SUS em nível municipal e aprimorando os seus serviços ofertados à população castrense.

A diretora de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Gisele Coradassi, destacou que com mais esta modalidade, a biblioteca de Castro amplia as possibilidades para os usuários. “Com a vacinação avançando em Castro, a expectativa é que em breve poderemos abrir as portas da nova sede, na antiga Estação Ferroviária.Estaremos oferecendo um novo formato, mais moderno, próximo a natureza e com muitas atividades para todas as idades, onde o momento de leitura poderá ser nas redes de descanso, oferecidas no local, ou no Parque Lacustre.

A Rede BiblioSUS pode ser acessada no endereço http://bibliosus.saude.gov.br/

O que é

Ao fazer parte da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), a biblioteca ou o núcleo de informação em saúde passa a receber periodicamente publicações do Ministério da Saúde e, ao mesmo tempo, a ter a possibilidade de alimentar a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS). Essa base de dados abriga publicações editadas no âmbito do SUS e fi­ca disponível para consulta na internet por meio da Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

A ColecionaSUS proporciona benefícios multilaterais: oferece maior visibilidade à instituição cooperante, que passa a ter suas publicações acessíveis aos milhões de usuários da BVS e, ao mesmo tempo, possibilita a alimentação e a atualização das informações em saúde disponibilizadas. O trabalho cooperativo realizado na base ColecionaSUS permite a ampliação e a democratização do acesso às informações bibliográficas de saúde de grande relevância, aumentando a efetividade dos resultados almejados.