Correio dos Campos

“Vamos desenvolver ainda mais o agro do nosso país”, afirma a Deputada Aline Sleutjes

22 de março de 2021 às 13:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Deputada Federal Aline Sleutjes concedeu na última quarta-feira, 17 de março, entrevista para o programa Painel Eletrônico da Rádio Câmara e destacou vários pontos que serão prioridades para a parlamentar à frente da Comissão de Agricultura.

“Vamos desenvolver ainda mais o agro do nosso país”, disse a parlamentar paranaense. Entre os projetos prioritários da nova presidente do colegiado estão a regularização fundiária, licenciamento ambiental, defensivos, programas de apoio e incentivo a agricultura familiar entre outros.

Segundo ela, a regularização irá estabelecer os direitos e deveres dos agricultores que estão há vários anos sem a titulação das propriedades, com esta ação eles terão independência, liberdade e possibilidade de retirarem linhas de crédito, para investirem e desenvolverem suas propriedades, bem como manterem suas famílias na área rural. O licenciamento ambiental acelerará a liberação de obras importantes para o desenvolvimento da infraestrutura nacional urbana e rural.

Aline Sleutjes também citou as discussões sobre o uso de defensivos agrícolas, que com assistência técnica especializada e seguindo as normas vigentes, evitam pragas e insetos e levam alimento de qualidade para a mesa dos brasileiros.

A parlamentar lembrou também que “defensivos são remédios das plantas, que ninguém utiliza porque deseja ou para aumentar o custo de produção, mas devido vivermos num país tropical, dependemos destes produtos para colhermos alimentos de qualidade para o mercado interno e externo”, enfatizou.

Neste primeiro momento, Sleutjes irá trabalhar arduamente na análise de projetos importantes para o país que ficaram paralisados na comissão em 2020, mas em algumas semanas os mesmos já estarão com relatores designados, bem como sendo debatidos e votados.

Aline destacou que os produtores rurais são os melhores protetores da natureza, “cada propriedade rural preserva entre 20% e 80% de sua área seguindo o Código Florestal Brasileiro, mais severo e eficiente do mundo. Utilizamos pouco mais de 7% do território nacional, e mesmo assim o nosso agronegócio alimenta o Brasil e o mundo”, afirmou.

A presidente da Comissão de Agricultura também defendeu, em sua fala, projetos de fortalecimento da agricultura familiar, desburocratização, atenção ao produtor de leite, incentivo à piscicultura, novas linhas de crédito e agilização dos programas de compra de alimentos dos pequenos produtores.

“Estamos num excelente momento, sou base do Governo Federal, membro da Frente Parlamentar da Agricultura, parceira do Ministério da Agricultura e das presidentes das comissões do Meio Ambiente, Carla Zambelli, e da Comissão de Constituição e Justiça, Bia Kicis, bem como do presidente da Câmara Arthur Lira, desta forma acredito poder avançar bastante em nossas pautas prioritárias neste ano. “Não existe vida sem o agro” finalizou.