Correio dos Campos

Secretaria e Conselho se unem para combater cyberbullying

22 de março de 2021 às 15:13
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Rede de Enfrentamento às Violências, escolas municipais e estaduais, Serviços de Convivência, equipamentos públicos e Centro da Juventude (CEJU) discutiram, em reunião na secretaria na última quinta-feira (18), propostas de ações voltadas à prevenção e combate ao cyberbullying, violência que ocorre nos ambientes virtuais.

Para desenvolver o trabalho, foram adquiridas dez mil cartilhas que estão sendo distribuídas para os equipamentos públicos e organizações da sociedade civil, e que servirão de base para o trabalho junto à crianças, adolescentes e jovens. “A ideia é escutar, orientar e encaminhar caso seja detectado esse tipo de violência, principalmente neste período de pandemia, quando eles passam muito mais tempo conectados nas redes sociais”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Michele Nocera Fadel.

A Secretaria e o Conselho alertam que as famílias devem ficar atentas e podem fazer denúncias ao Conselho Tutelar pelo telefone: 2122-5309, 2122-5310, 99971-3633 (plantão), 2122-5520 (CREAS Aconchego) e 2122-5516 (CREAS Neuza Aparecida de Freitas).

O que é?

Cyberbullying é a violência praticada contra alguém, através da internet ou de outras tecnologias relacionadas ao mundo virtual com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar ou assediar alguém.

Entre as formas de violência virtual estão a ameaça, ofensa, injúria, constrangimento, racismo, falsa identidade, calúnia e difamação, entre outras.