Correio dos Campos

Aulas presenciais na rede municipal retornam na próxima segunda-feira

19 de fevereiro de 2021 às 18:05
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – As escolas municipais de Castro finalizaram nesta sexta-feira (19) o acolhimento aos pais e a entrega de atividades que serão feitas remotamente pelos alunos. A partir da próxima segunda-feira (22) retornam as aulas presenciais seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

O prefeito Moacyr Fadel e a secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, visitaram algumas escolas para acompanhar os últimos preparativos. “Estamos tomando todas as medidas para que o retorno às aulas seja da forma mais segura possível para nossos alunos, professores e funcionários. Em um cenário de pandemia, são muitos desafios que teremos que superar a cada dia. Mas nossas equipes se prepararam para fazer o melhor possível”, disse Fadel.

Híbrido

A volta às aulas será em sistema híbrido com 50% dos alunos de forma presencial e 50% em atividades remotas. De 22 de fevereiro a 5 de março retornam os alunos do 4º e 5º anos de segunda à quinta-feira. Na sexta-feira os professores farão planejamento de atividades.

A cada 15 dias as secretarias de Educação e Saúde avaliarão a situação e se o resultado for positivo, serão chamados os alunos do 1º, 2º e 3º anos, classes especiais e salas de recurso. Após nova avaliação, retornam a pré-escola de 4 e 5 anos, e por último, as creches. Qualquer parecer contrário da Saúde, as aulas poderão ser suspensas.

Nesse primeiro momento não haverá transporte escolar, uma vez que o município trabalha em parceria com a Secretaria de Estado da Educação que sinalizou que não iniciará ainda o transporte de alunos.

Protocolo

O retorno às aulas seguirá Protocolo Sanitário elaborado pela Secretaria Municipal de Educação com as medidas de higiene e biossegurança que serão adotadas por toda a comunidade escolar como distanciamento social, higiene, sanitização de ambientes, comunicação, capacitação, monitoramento e acompanhamento contínuo de profissionais e estudantes. Os espaços físicos também foram adequados seguindo recomendações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Saúde, considerando um percentual de 50% do total de alunos da unidade de ensino. A fiscalização das escolas ficará a cargo da Vigilância Sanitária.

Rejane destaca que a expectativa da reabertura das escolas é grande por parte de toda a comunidade escolar. “Estamos nos preparando há vários meses para receber novamente nossos alunos e respeitaremos rigorosamente os protocolos sanitários. Será um momento de muita alegria para todos”, disse.