Correio dos Campos

Castro tem quatro vencedores do Programa Agrinho

8 de dezembro de 2020 às 17:34
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Os vencedores dos concursos das campanhas “Todos Contra a Dengue” e “Agro pela Água” do Programa Agrinho foram revelados nesta terça-feira (8) durante evento online de encerramento transmitido pelas redes sociais Facebook e YouTube e aplicativo da Faep/Senar-PR. Ao todo, concorreram 2.308 trabalhos de alunos entre desenhos e redações, além de 265 práticas pedagógicas de professores.

Castro teve três redações premiadas e uma prática pedagógica.

Na categoria “Agro pela água” foram premiadas as alunas Ana Luiza F. da Silva, do 9º ano, orientada pela professora Rosalba Aparecida Simão do Colégio Estadual do Campo Professora Fabiana Pimentel e Sthefany M. da Silva, do 3º ano, orientada pela Professora Aline de Castro Anacleto, da Escola Municipal Professora Relindis Capilé.

Também na categoria redação com o tema “Todos Contra a Dengue”, foi premiada a aluna Maria Giulia L. dos Santos do 7º ano, orientada pela professora Fernanda M. Sugimura do Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Nisgoski.

A professora Mariângela Liebel Koch levou o prêmio de Prática Pedagógica na categoria “Agro pela água”.

Campanhas

As campanhas “Agro pela Água” e “Todos contra a Dengue” promovidas pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, por meio do programa Agrinho, foram desenvolvidas este ano pelos professores e alunos de forma remota devido à pandemia da Covid-19.

Em Castro, participaram desta edição 13 escolas municipais, oito Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), dois colégios estaduais e uma escola particular. Ao todo, foram 61 práticas pedagógicas inscritas e 134 trabalhos feitos pelos alunos do pré ao nono ano que concorrem nas categorias desenho e redação. A novidade deste ano ficou por conta dos CMEIS com a apresentação de desenhos pelos alunos.

Em ambas as campanhas, a categoria Desenho foi voltada para alunos do Pré e 1° ano do ensino fundamental, sendo selecionado o melhor desenho de cada turma. Na categoria Redação participaram alunos do 2º ao 9º ano, também com a seleção do melhor trabalho de cada turma.

Na campanha “Agro pela água”, a participação na categoria Redação se estendeu ainda a alunos de turmas dos programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ), ambos idealizados e desenvolvidos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR.

Em cada categoria de cada uma das campanhas, foram escolhidos dez vencedores. O autor de cada trabalho e o professor receberam como prêmio um tablet, cada.

Prática pedagógica

As duas campanhas contaram com a categoria Prática Pedagógica, voltada aos professores. Os docentes gravaram um vídeo, de até três minutos de duração, mostrando as estratégias e os recursos utilizados para abordar o tema da campanha junto aos alunos. Nesta categoria, o concurso foi realizado em duas etapas: uma regional e outra estadual. Os dez classificados na fase regional levaram como prêmio um tablet. Na fase estadual, o vencedor ganhou um notebook e um projetor multimídia.

Virtual

O Programa Agrinho foi realizado de forma remota este ano devido à pandemia da Covid-19. As “Todos contra a dengue” e “Agro pela água” contaram com a participação dos personagens da Família Agrinho, e com apoio do poder público e iniciativa privada.

As ações realizadas envolveram disponibilização de materiais didáticos específicos sobre os temas, para os professores trabalharem com os alunos, vídeos de apoio e um jogo online. As campanhas foram trabalhadas simultaneamente.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera parabenizou a todos que participaram e aos vencedores. “Mais uma vez Castro teve grande adesão ao programa e mesmo de forma virtual abrangeu um grande número de alunos e professores. Parabéns a todos pelo empenho e novamente Castro teve destaque na premiação”, disse.