Correio dos Campos

Castro ganha Casa de Apoio Integrado

12 de agosto de 2020 às 18:11
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura entregou nesta quarta-feira (12) a Casa Integrada de Apoio à Saúde Mauro Sergio Simão e a Unidade de Acolhimento Provisório à mulher em situação de violência doméstica e intrafamiliar Márcia Antonio Ribeiro, no Jardim Arapongas.

O local atenderá pessoas que vierem do interior para Castro ou que precisam se deslocar a outras cidades para tratamento de saúde e que não dispõem de um local intermediário para pernoitar.

A casa também vai abrigar mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar que necessitem em algum momento, de acolhimento provisório de curta duração, com capacidade para atender até dez mulheres.

O prédio que abrigará a Casa Integrada de Apoio foi reformado e pintado, possibilitando o atendimento de qualidade e a garantia de direitos aos munícipes.

A estrutura com dois andares conta salas para recepção, administração, 13 quartos, 11 banheiros, inclusive dois para deficientes, cozinha, refeitório, sala de televisão, e lavanderia. No espaço para atendimento às mulheres tem dois quartos, banheiro, cozinha, sala de televisão e refeitório. Toda o mobiliário e enxoval são novos. O investimento, com recursos próprios foi de R$ 670 mil. A casa terá capacidade para receber 50 pessoas.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destacou que a casa de apoio vai permitir atender às demandas da população usuária das políticas públicas de saúde e de assistência Social. “Nosso município é muito grande e muitos munícipes precisam se deslocar para tratamento de saúde. A casa vai oferecer comodidade para que possam ter um local para ficar durante esse descolamento. Além disso, vai complementar o trabalho realizado pelos Creas e pela rede de enfrentamento às violências, acolhendo mulheres em situação de violência e garantir proteção sociais e direitos, e principalmente, preservando suas vidas”, disse.