Correio dos Campos

Castro integra Circuito das Cidades Históricas do Paraná

28 de julho de 2020 às 14:42
(Foto: Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Castro, junto com outras 11 cidades, integra o projeto Cidades Históricas aprovado esta semana pela Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo do projeto é estimular a visitação pública dos municípios históricos do Paraná, contribuir com a preservação do patrimônio natural e a valorização da cultura e dos atrativos turísticos, favorecendo o desenvolvimento e a movimentação da economia dos municípios, além de promover a educação ambiental, mobilidade e da acessibilidade.

Os municípios poderão traçar a rota que fará parte do circuito com os municípios vizinhos, implantando sinalização específica com a denominação “Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná”. Também deverão mapear e divulgar os atrativos turísticos como monumentos históricos e atrativos naturais, indicando locais para alimentação e unidades de saúde, entre outros. Cada município disponibilizará as rotas, atrativos turísticos e serviços em meios de comunicação físicos e virtuais, como mapas, cartilhas, sites e aplicativos.

A diretora de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, Gisele Coradassi, destacou a importância da participação do município no circuito. “Castro é um município histórico importante para o Paraná, tem o museu mais completo do país contando a história do tropeirismo, além de suas belezas naturais, entre outros atrativos. Integrar esta rota turística vai divulgar ainda mais Castro e alavancar o turismo histórico”, disse.

Além de Castro, fazem parte do Circuito Turístico os municípios de Antonina, Campo do Tenente; Carambeí; Curitiba; Lapa; Morretes; Palmeira; Paranaguá; Ponta Grossa; Porto Amazonas e Rio Negro.

Visita

Recebeu a visita do secretário municipal de Turismo e Cultura de Antonina. Tiago Afonso de Souza, acompanhado o diretor administrativo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária do Paraná, Rodrigo Delonga, para troca de experiências. Eles visitaram a antiga Estação Ferroviária, Castrolanda, Fazenda Capão Alto, Morro do Cristo, Rio Iapó e Museu do Tropeiro. “A troca de experiência nessas visitas nos fortalece em projetos futuros que podem resultar em parcerias entre as cidades”, disse o técnico em turismo da Diretoria de Indústria, Comércio e Turismo e Cultura de Castro, Juliano Roberto.