Correio dos Campos

Live de teatro de sombras conta a imigração no Paraná

6 de julho de 2020 às 12:48

COM ASSESSORIAS – A Companhia Karagozwk de teatro de sombras e a ABC Projetos Culturais, em parceria com a Diretoria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, fará uma live do espetáculo “Menestrel conta a imigração no Paraná” na próxima quinta-feira (9), às 10h. A apresentação é voltada ao público infantil, mas todos poderão acompanhar pelo perfil no Facebook da Karagozwk Marcello Karagozwkhttps://www.facebook.com/karagozwk. O espetáculo foi aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura e será transmitida em Castro através do apoio da Prefeitura Municipal, Caminhos do Paraná, BRDE, Servopa, Belgotex e Costa Ferro.

O espetáculo aborda a cultura paranaense a partir da imigração, mostrando crenças, trejeitos, tradições e sabedoria popular. “A identidade paranaense foi constituída a partir da influência de italianos, alemães, poloneses, japoneses, ucranianos, negros, portugueses, holandeses entre tantos outros imigrantes que por aqui aportaram e ainda hoje preservam traços das suas culturais de origem. Nosso espetáculo valoriza esse universo e essas contribuições”, assinala o diretor da Cia. Karagozwk, Marcello Andrade dos Santos.

“Menestrel conta a imigração no Paraná” começou a circular pelo estado em 2017. Porém, por conta da pandemia, as apresentações presenciais foram interrompidas. Agora elas serão transmitidas ao vivo, numa versão de 30 minutos e com uma conversa entre os atores e o público ao final da apresentação.

A diretora de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Gisele Coradassi, destacou que neste momento de pandemia a zona de conforto dá lugar à reinvenção. “A arte deve e vai continuar chegando ao público, apenas em uma outra forma de comunicação”, disse.

A peça é gratuita e terá seu roteiro escrito disponibilizado na descrição da live como medida de acessibilidade, para que portadores de necessidades especiais também possam acessar o conteúdo. Também se pode ter acesso antecipado ao roteiro pelo link: https://drive.google.com/file/d/1x0YS6NiDbs68-Mp0imBQ3RKT8WaBkCfB/view?usp=sharing

Sinopse

No centro da cena, há uma grande, bonita e instigante carroça. Menestrel a encontra e fica curioso com ela. Conhece Esmeralda e juntos descobrem que aquele veículo é encantado. Os dois são convidados a entrar pela Nona do Bem. Por magia da Nona, Menestrel e Esmeralda caem dentro do livro e passam a viajar na história da Imigração do Paraná. Chegam ao Porto de Paranaguá, em 1875, onde vieram os navios com os primeiros imigrantes. Os aventureiros enfrentam desafios, mas não desistem da viagem que os leva à Morretes, à construção da estrada de ferro Paranaguá – Curitiba, e os situa no tempo, mostrando o fandango no litoral, a congada da Lapa, passando por Prudentópolis, Araucária, Irati, Carambeí, Colônia Witmarsum, norte do Paraná e terminando na região de Foz do Iguaçu, as “Terras do Paiquerê”, conforme são denominadas pelos Caigangues e Guaranis.

Chegando à última página do livro, os viajantes encontram a Nona do Bem que os saúda e agradece pela viagem que os levou a descobrir que o Paraná é um verdadeiro caldeirão cultural e se formou a partir da vinda de imigrantes de várias etnias, que trouxeram junto com a bagagem suas crenças, trejeitos, cheiros, aromas, tradições, sabedoria popular e muita diversidade.