Correio dos Campos

Educação realiza reunião remota para planejar retorno às aulas

6 de julho de 2020 às 15:26
(Foto: Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Educação realizou na última quinta-feira (2) reunião remota com a equipe técnica da secretaria, professores e diretores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), além do prefeito Moacyr Fadel Junior.

A secretária de Educação, Rejane de Paula Nocera, falou sobre o documento “Subsídios para a elaboração de protocolos de retornos às aulas na perspectiva das redes municipais de educação”, elaborado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e que apresenta orientações e recomendações para elaboração de protocolos de retorno às aulas, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Rejane ressaltou ainda que outros órgãos como o Conselho Nacional de Educação, Conselho Estadual de Educação e Secretaria de Estado da Educação também estão elaborando subsídios para a rede municipal e estadual de ensino para o retorno às aulas.

Rejane reforçou a necessidade de planejamento para possível retorno, e destacou que o setor de alimentação escolar já está trabalhando nos protocolos. Foi discutida a possibilidade da presença de 35% do número de crianças por dia nas escolas.

Entre as medidas a serem tomadas está o levantamento do número de funcionários e alunos que fazem parte dos grupos de risco e verificar os usuários do transporte particular e escolar público.

A ideia é formar uma Comissão Escolar de retorno às aulas que poderá ser integrada pelos membros do Conselho Escolar. Todo o estudo para retorno às aulas será acompanhado por uma equipe técnica.

Foram apresentados durante a reunião, gráficos das atividades não presenciais e das aulas remotas que estão sendo feitas durante a pandemia. Também foi mostrado o levantamento dos conteúdos trabalhados neste período de atividades não presenciais para posterior trabalho com as equipes gestoras para planejar o currículo pós pandemia.

Será encaminhado pesquisa para as equipes gestoras das atividades não presenciais para o mês de agosto.

Ficou definido que no mês de julho haverá cinco dias de férias no período de 27 a 31 de julho.

A secretária destacou ainda a importância de planejar o acolhimento de toda a comunidade escolar. “Vamos elaborar o plano com a ajuda de todos para fazermos o melhor possível no retorno às aulas”, disse.