Correio dos Campos

Assistência social em Castro inova no atendimento a idosos que sofrem violência

17 de junho de 2020 às 12:52
Arquivo

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social está inovando no atendimento aos idosos que sofrem violência, principalmente neste período da pandemia do coronavírus. Além do canal de denúncia (Disque 100) e a fim de evitar a situação de total isolamento, os idosos estão recebendo visitas das equipes técnicas dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) onde, tomadas as medidas preventivas, os idosos são ouvidos em suas demandas e recebem materiais para a elaboração de trabalhos manuais e artesanato.

Já os profissionais dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) visitam os idosos que recebem acompanhamento por terem sofrido algum tipo de violência e colocam os telefones à disposição dos idosos para que façam suas queixas.

O município conta ainda com duas instituições de acolhimento institucional de longa permanência para pessoas idosas, cofinanciadas com recursos municipais que atendem 66 idosos. “Neste momento de pandemia reorganizamos os serviços a fim de atender o público com o maior rigor sanitário para evitar o contágio, porém, considerando as demandas individuais e de sociabilidade. Nossos idosos, embora estejam isolados pela pandemia, não estão sozinhos e continuam contando com o apoio da administração pública”, disse a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros.

 Números

Em 2019, conforme relatório dos registros mensais de atendimento, os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Castro atenderam 52 idosos acima de 60 anos que sofreram algum tipo de violência doméstica, física, psicológica, sexual, patrimonial, financeira, negligência ou abandono. Dessas, 31 são mulheres.
Em 2020, o tema da Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa ganhou mais relevância diante do aumento da violência doméstica durante a pandemia da Covid-19 revelado pelo Disque Denúncia do governo federal. “A sociedade tem o dever de proteger seus idosos e para isso conta com diversos canais para denunciar. Não podemos nos omitir”, ressalta a secretária.

O atendimento aos idosos em Castro é prestado em todos os CRAS e nos CREAS Aconchego: 2122-5520 e Neuza Aparecida de Freitas: 2122-5515.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) também é órgão de defesa dos direitos dos idosos e atende pelo telefone 2122-5560.