Correio dos Campos

Professora de Castro concorre ao prêmio “Professor Transformador”

6 de março de 2020 às 12:40
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – A professora Stella Kachinski do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Turma do Pererê está concorrendo ao prêmio Professor Transformador BETT 2020 com o projeto “Da Pinha vem o Pinhão, da nossa consciência a preservação”.

O projeto foca na preservação da araucária, o pinheiro, árvore símbolo do Paraná, e foi desenvolvido em 2019 com os alunos do Pré II, com idade de 5 anos. O conteúdo abordou como a araucária se reproduz, como era a área ocupada pela espécie antes do Paraná ser habitado e como está a situação atual, em que o Estado tem menos de 1% da área plantada com a espécie que inclusive, consta da lista de extinção.

Os alunos também fizeram plantio de sementes em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Apremavi e Instituto Chico Mendes em áreas particulares do Tronco e do Socavão, em Castro, e Capão da Onça, em Ponta Grossa.

Stella explica que o a ideia do projeto surgiu porque muitas famílias da escola vendem pinhão para ter renda. Ela trabalhou o aspecto da colheita em época certa para preservar a espécie.

Por meio do projeto também aprovada uma lei na Câmara Municipal de Castro e o dia 24 de junho, além de ser considerado o Dia Nacional da Araucária, em Castro passa a ser o Dia Municipal da Araucária e nesta semana, as escolas e CMEIS trabalham a questão da preservação da espécie.

Para a professora, o projeto contribuiu para que as crianças aprendessem mais sobre a araucária e o pinhão. “É a árvore que dá o fruto que se transforma em renda para suas famílias. Durante a execução do projeto, a sementinha da preservação foi plantada e sei que futuramente colherão bons frutos. Fico lisonjeada em ser a primeira professora do município a ser selecionada para o prêmio Professor Transformador, o reconhecimento é uma sensação indescritível”, disse.

 

Fases

Depois de ter entregue o projeto aprovado onde descreveu e comprovou todas as atividades realizadas, o próximo passo será a avaliação cujo resultado sairá em abril.
Por ter inscrito o projeto, Stella já recebeu certificado de “Professor Transformador 2020”; ingressou na vitrine digital de Professores e Projetos Transformadores e em uma comunidade ativa para conexão com outros educadores e adeptos da educação criativa e transformadora, além do Selo digital “Professor Transformador”.

Os vencedores do concurso ganharão R$ 7 mil e uma viagem a Londres como convidado especial para participar da BETT Educar 2021.

Prêmio

O prêmio Professor Transformador BETT 2020 é uma iniciativa promovida pela BETT Educar – maior evento de educação e tecnologia da América Latina, e pela Base2Edu Serviços de Tecnologia Educacional Ltda, com apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, do Instituto Rodrigo Mendes e da Plataforma Canvas.

Tem como objetivo valorizar o trabalho dos professores cujos projetos educacionais, em consonância com Base Nacional Comum Curricular, contemplem a equidade e transformem a escola em ambiente de aprendizagem ativa, criativa e eficaz.