Correio dos Campos

Prefeitura entrega nova sede do CAPS

13 de dezembro de 2019 às 15:38
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura de Castro entregou nesta sexta-feira (13) a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Moisés de Lima Machado.

Construído no mesmo local onde funcionava, o espaço tem 340 metros quadrados divididos em salas de recepção, triagem, administração e reuniões, assistente social, consultórios para médico e psicólogo, vestiário, almoxarifado, copa, cozinha, despensa, refeitório, salas de grupos e banheiros, sendo dois para deficientes. Na área externa conta com um bosque. O investimento na obra é de R$ 598 mil com recursos próprios.

O CAPS atende atualmente mais de 600 usuários que recebem atenção psicossocial, participam de oficinas culturais e pedagógicas como artesanato, alfabetização, leitura e pintura.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke disse que a nova sede é uma conquista para o município. “Essa obra foi feita inteiramente com recursos próprios e hoje entregamos um espaço maravilhoso para os profissionais trabalharem e para acolher com dignidade os usuários. É um grande avanço para a saúde de Castro”, disse.
O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que o novo CAPS é uma das obras mais importantes na área da saúde e para as pessoas que mais precisam. “Sabemos o quanto é necessário um lugar para atender pessoas com transtornos de saúde mental e que antes tinham apenas os hospitais psiquiátricos como opção para tratamento. Implantamos o CAPS em 2005 e de lá para cá buscamos sempre melhorar o atendimento com o objetivo de inclusão dessas pessoas. Hoje estamos entregando essa nova sede com toda a estrutura para que cada vez mais possamos atender com qualidade”, disse.

Homenagem

O Centro de Atenção Psicossocial leva o nome de Moisés de Lima Machado, um dos primeiros pacientes a frequentar o CAPS e homenageado por ser uma pessoa cativante, acolhedora, de sorriso fácil e contagiante.