Correio dos Campos

CEJU abre inscrições para Agentes de Cidadania

17 de outubro de 2019 às 14:27
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – O Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva (CEJU) está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro para o programa Agentes de Cidadania. As vagas são para apresentação de novos projetos que serão selecionados para início a partir de novembro. Os candidatos podem apresentar propostas voltadas parar as áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania como grupos de dança, de estudo e bandas de música, entre outras.

Para a seleção, serão observados critérios obrigatórios como idade entre 14 e 17 anos, comprovar matrícula e frequência escolar, inscrição no Cadastro Único junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) comprovando que a renda familiar é inferior a um salário mínimo per capita. As inscrições devem ser feitas no Centro da Juventude, na Rua Raimundo Feijó Gaião, 351, Jardim Araucária I (ao lado da pista de­­­­­­­ atletismo). Mais informações pelo telefone 2122-5526.

Programa

Custeado pelo governo do Estado com recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), o programa tem como objetivo incentivar e promover o protagonismo juvenil, a participação social, cidadã e a inclusão sociocultural dos adolescentes, com base na convivência, formação e cidadania. Os participantes recebem mensalmente uma bolsa- auxílio no valor de R$ 210,00.

A coordenadora do CEJU, Cristiane Zamoski, destaca que para receber a bolsa-auxílio o adolescente precisará executar uma ação e não apenas participar de uma atividade. “Ele deverá empregar dez horas semanais no planejamento, execução, elaboração de relatórios e atividades de convivência e formação para cidadania, totalizando 40 horas mensais. A permanência no programa poderá ser de até dois anos, mediante avaliação mensal com resultados satisfatórios”, explica.

Atualmente, 17 agentes de cidadania atuam no CEJU em projetos voltados ao futsal, artesanato, dança e palestras. Os adolescentes recebem acompanhamento permanente de profissionais da assistente social.