Correio dos Campos

Setembro Amarelo terá passeata pela Dr. Jorge Xavier

16 de setembro de 2019 às 10:33
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Castro – A prefeitura Municipal em parceria com a Rede de Enfrentamento às Violências de Castro promove na terça-feira (17) ações pela Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Às 9 horas, será realizada uma passeata pela Rua Dr. Jorge Xavier da Silva até a Praça Manoel Ribas com a participação de fanfarra. Na praça haverá atividades voltadas à conscientização sobre a prevenção do suicídio com entrega de material informativo e esclarecimento de dúvidas, serviços do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de tendas de mensagens positivas e do abraço.

De acordo com a psicóloga e coordenadora da Rede de Enfrentamento às Violências de Castro, Aline Copacheski Santos, a ideia é realizar um evento para chamar a atenção da sociedade sobre o tema. “Convidamos toda a população para participar das ações e, principalmente, permitir a reflexão diante deste tema, levando informação e empatia a quem demonstra estar passando por momentos difíceis”, disse.

Campanha

A campanha do Setembro Amarelo trata da conscientização sobre a prevenção ao suicídio e foi criada no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.

De acordo com o CVV, estima-se que 32 brasileiros se suicidam diariamente, e no mundo ocorre uma morte a cada 40 segundos. Tais danos demonstram a importância da aplicação de medidas de prevenção, além do compartilhamento de informações que contribuam no modo como a população compreende o sofrimento psíquico.

Programação

8h30 – Concentração para passeata na praça da Prefeitura Municipal de Castro

9h – Saída da passeata em direção à Rua Dr. Jorge Xavier da Silva até a Praça Manoel Ribas

10h – Ginástica laboral

15h30 – Aula de dança

16h – Encerramento.