Correio dos Campos

Cultura Quilombola é tema do “Coma Aprendendo”

8 de agosto de 2019 às 14:54
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Castro – Os costumes, lendas e a comida dos quilombolas é o tema deste mês do projeto “Coma Aprendendo” para os alunos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Castro. No lanche foi servido feijoada, mandioca e canjica, entre outras iguarias.

Em sala de aula o conteúdo foi trabalhado com os alunos com diversas atividades. A professora Andressa de Oliveira, da Escola Municipal Dr. Lourival Leite de Carvalho, abordou as lendas do “Zumbi dos Palmares”, “Dandara”, da boneca “Abayomi” e ainda a origem da feijoada. Houve ainda apresentações de capoeira e de dança com a música ‘Escravos de Jó”. “Eles ficaram encantados, se viram na história dos escravos e adquiriram mais conhecimento”, disse.

“É uma satisfação ver que nossas crianças têm a oportunidade de conhecer sobre a cultura de diversos povos e depois provar a comida deles. Isso enriquece o cardápio da merenda escolar e o aprendizado dos alunos”, disse a superintendente de Alimentação Escolar, Lia Calleya Barela.

Projeto

O Coma Aprendendo é desenvolvido desde 2017 pela Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação e leva conhecimento interdisciplinar sobre alguns alimentos que não são comuns no dia a dia da merenda escolar, oportunizando a descoberta de novos sabores. Este ano os alunos já provaram o ora-pro-nobis, comida gaúcha e comida holandesa.