Correio dos Campos

Saúde divulga número de ausentes em consultas e exames

2 de agosto de 2019 às 15:24
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Saúde de Castro está divulgando o número de ausentes em consultas e exames de janeiro a abril de 2019 no município. Dos 8506 exames laboratoriais agendados, 1080 pessoas faltaram. Neste período foram agendadas 11369 consultas e houve 770 faltas. Somente na especialidade de ortopedia, a mais procurada, 239 consultas não foram aproveitadas do total de 1840.

A secretária Maria Lidia Kravutchke disse que ao divulgar os números, o objetivo é conscientizar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da importância do comparecimento nas consultas e exames agendados nas unidades de saúde de Castro e também fora do município para otimizar os recursos, reduzir as filas e dar oportunidade para que todos possam ter acesso aos serviços de forma mais rápida.

“As faltas estão comprometendo os serviços, porque quando alguém deixa de comparecer para a consulta ou exame, outra pessoa que está aguardando na fila deixa de ser atendida. Além disso, há desperdício de recursos e ociosidade de equipamentos e dos profissionais. O município está fazendo a sua parte, mas precisamos urgentemente que os usuários colaborem. Fica aqui o nosso apelo”, destaca.