Correio dos Campos

Alunos aprendem sobre o cultivo de cogumelo

17 de julho de 2019 às 14:58
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Escola Municipal Relindis Bornmann Capilé está participando do Programa Agrinho com o projeto “Um mundo com + Cogumelos”. Desenvolvido pela professora Aline de Castro Anacleto com os alunos do 5º A, o objetivo é mostrar os benefícios do cogumelo para a saúde.

Ela explica que o fungo comestível auxilia na prevenção e tratamento do câncer, diabetes, colesterol, aumenta a imunidade do organismo, é bom para a saúde do coração e é fonte de vitamina D, entre outros.

O fungo é produzido em grande escala na Colônia Castrolanda, comercializado na região e em outros estados. As atividades do projeto incluíram o conhecimento sobre a compostagem para a produção de cogumelo, a comercialização do produto e a utilização da técnica para fazer uma horta sustentável. Os alunos fizeram visitas à Compobras, produtora de compostagem para o cultivo de cogumelo, e às empresas Don Hélder, Loman e Terra + em tudo, para conhecer as estufas onde o fungo é cultivado. Eles ganharam cogumelos para levar para casa e usar em receitas do dia a dia.

Com apoio da Cooperativa Sicredi, foi promovida degustação de cogumelos em frente à agência bancária e as crianças explanaram sobre o fungo. Foi realizada ainda uma manhã gastronômica no dia 10 de julho. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre essa riqueza que temos aqui em nosso município, as fases da produção e aprenderam que o cogumelo, além de ser um alimento saboroso, é importante para a prevenção de várias doenças”, finalizou.