Correio dos Campos

Sebrae/PR e Castrolanda vão disseminar a cultura da inovação no Agroleite, em Castro

Pavilhão da Inovação, fruto da parceria da Castrolanda com o Sebrae/PR, é uma das novidades desta edição
27 de junho de 2019 às 16:15

COM ASSESSORIAS – O Agroleite 2019, considerado a vitrine da tecnologia do leite na América Latina, que acontece de 13 a 17 de agosto, na Cidade do Leite e Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro, na região dos Campos Gerais, dará uma atenção especial para a cultura da inovação. No espaço Pavilhão da Inovação, o Sebrae/PR e a Castrolanda realizarão uma série de ações gratuitas com para disseminar a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias para o agronegócio.

A abertura do Pavilhão da Inovação acontece no dia 13 de agosto, com a realização de uma reunião com o ecossistema de inovação e a palestra ‘Mulheres e Startups’, voltada para empreendedoras, com a escritora, palestrante e mentora Tânia Gomes Luz, vice-presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e premiada no Empreendedores de Sucesso, da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN).

Também está prevista a apresentação do projeto Sigma, da Fundação ABC, que é uma plataforma digital para associados reunirem informações coletadas no campo a fim de agilizar a tomada de decisão. Ainda no dia 13 haverá palestras para jovens empreendedores, com Matheus Marioto, CEO da Code How, que é uma startup de extensão de educação para crianças; e Matheus Tomio, criador e fundador da startup CareOn e da Minhorta.

Batalha e negócios

De 14 de agosto a 16 de agosto, 18 startups do ramo do agronegócio participam do Battle of Innovation, uma competição para apresentação de ideias e negócios. A inscrição pode ser feita até o dia 5 de julho, no link http://bit.ly/BattleInnovation. O resultado será apresentado no dia 16 de agosto e a startup campeã vai receber ingressos para a 5ª edição do Case, um dos mais importantes eventos para startups da América Latina, que acontece em novembro, em São Paulo.

Juntamente com o Battle of Innovation acontece o Startup & Business, espaço onde as startups vão expor seus negócios com objetivo de obter aproximação com investidores, grandes empresas e o ecossistema de inovação. Para participar é necessário realizar inscrição até o dia 14 de agosto.

Hackathon

O Hackathon Agroleite acontece no Pavilhão da Inovação, de 14 a 16 de agosto. Podem se inscrever startups que já tenham soluções específicas para o agronegócio ou que resolvam as problemáticas apresentadas no Edital do evento. A inscrição pode ser feita até o dia 4 de julho pelo http://bit.ly/HackaAgroleite. Serão selecionadas 13 startups para a maratona de inovação, cujo resultado sairá no dia 16.

Outra atração do espaço, o Startup ON, acontece no dia 16 de agosto. Será um dia de interação com empreendedores e especialistas para gerar conexões para startups. Representantes da Associação Brasileira de Startups (ABS) participam da ação. Além de toda a programação haverá uma bancada de prototipação 3D e óculos de realidade virtual disponíveis ao público.

Para o gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, a parceria com a Castrolanda representa um avanço para os cooperados da região dos Campos Gerais. “O Pavilhão da Inovação é mais um movimento de inclusão dos empresários rurais no contexto da tecnologia e da inovação e que está alinhada à estratégia do Sebrae/PR na região, com ações para os setores de metalmecânica/mecatrônica, químicas/materiais e o agronegócio”, reforça o gerente.

O gerente de Estratégia e Inovação da Castrolanda, Márcio Copacheski, destaca que a cooperativa, que tem mais de 60 anos de atuação e de história empreendedora, sentiu a necessidade de revisar seu planejamento estratégico e criar uma nova área de Estratégia e Inovação.

“A principal meta será implantarmos a cultura da inovação junto as nossas lideranças, cooperados e gestores e dar vida ao ecossistema de inovação nos Campos Gerais. Isso nos levou a contatar o Sebrae/PR para que sejamos um celeiro nesse processo de inovação”, comenta.

Conforme Copacheski, o Agroleite será um laboratório do que a Castrolanda pretende fazer no futuro. “Queremos chamar a atenção do público, dos parceiros, dos fornecedores e dos visitantes do Agroleite com relação à inovação”, diz. No http://www.agroleitecastrolanda.com.br é possível acessar a programação da Agroleite 2019.