Correio dos Campos

Educação promove treinamento de primeiro socorros

6 de junho de 2019 às 16:39
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Professores e funcionários das escolas da rede municipal de Castro e Piraí do Sul participaram na terça e quarta-feira (4 e 5) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, de treinamento com oficiais da 2ª Seção de Bombeiros de Castro. Eles receberam orientação sobre primeiros socorros e combate a incêndio direcionado para o ambiente escolar.

De acordo com 1º sargento Jefferson Banks, os profissionais foram orientados sobre como fazer o primeiro atendimento em caso de lesões, afogamento por sólidos, e fraturas, entre outros, e como utilizar corretamente o extintor de incêndio. “São atividades simples, mas que podem salvar a vida de uma pessoa até chegar o socorro”, explica.

O objetivo do treinamento é preparar os profissionais da educação para a implantação da Brigada Escolar na rede municipal de ensino. “Capacitando representantes das escolas, eles serão multiplicadores das informações, fazendo com que todos saibam agir em situação de risco”, ressaltou Banks.

A professora Maria Salete Esquelbeck, de Piraí do Sul, destacou que o treinamento foi bastante proveitoso. “É uma experiência que todos devem ter e que será aproveitada no dia a dia, em qualquer lugar”, disse.

Josiane da Silva, professora da Escola Municipal Mariana Garcez Duarte, ressaltou que o conhecimento faz com que a pessoa tenha atitude e ajude a salvar uma vida. “Muito bom saber como agir em situações de risco para prestar socorro”, disse.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a importância das parcerias na formação dos profissionais da educação. “É importante a capacitação, visando sempre o melhor para nossos alunos no que diz respeito à segurança e também uma oportunidade de novos conhecimentos. Estamos sempre trabalhando com parcerias e temos cada vez mais profissionais envolvidos com as nossas escolas e cmeis”, disse.