Correio dos Campos

Semana do Meio Ambiente é comemorada com exposição “A Fauna dos Campos Gerais”

5 de junho de 2019 às 19:18
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/castro – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente de 3 a 7 de junho, a Superintendência de Meio Ambiente de Castro está promovendo a exposição “A Fauna dos Campos Gerais”. Organizada pelo projeto Entre Campos: Educação e Ciência para a Conservação, a mostra acontece no Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello, para visitação dos alunos da rede municipal.
A exposição, por meio de um diorama, cenário realista composto por painéis fotográficos de uma floresta e animais taxidermizados, oportuniza aos visitantes conhecer, com uma grande dose de realismo, um pouco mais sobre a fauna que habita as florestas e os campos da região.

Orientadoras interagem com os alunos sobre questões como preservação do meio ambiente e dos animais. Eles têm contato com a onça-pintada, gato-do-mato, macaco bugio, lobo-guará, esquilo, cotia, gavião, macaco-prego, corujas e gavião, entre os 22 animais que compõem a exposição.

Para a bióloga Adriana Marques, a atividade é uma oportunidade para que as crianças, por meio desta visita guiada, entendam a interação ecológica entre os animais e o habitat em que vivem, e com isso, sejam sensibilizadas quanto às questões de preservação do ambiente dos Campos Gerais, que é a extensão da casa deles. “É interessante perceber nos rostinhos das crianças o espanto pelas curiosidades contadas de cada animal, e também a descoberta de que vivem juntos numa mesma região, desmitificando a ideia de que aqui existem tigres e elefantes”, disse.

Projeto

O Entre Campos: Educação e Ciência para Conservação, é um projeto que desenvolve atividades de educação e pesquisa científica sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais, a fim de promover a valorização das riquezas socioambientais dessa unidade de conservação na região.

O Parque Nacional dos Campos Gerais é uma Unidade de Conservação Federal criada em 2006, com aproximadamente 21 mil hectares abrangendo os municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. O objetivo de criação foi a preservação da floresta com araucária e dos Campos Gerais, a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

São parceiros dessa exposição o Museu de História Natural Capão da Imbuia, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Parque Nacional dos Campos Gerais – ICMBio, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Neotropical: Pesquisa e Conservação (INPCON).